Proposta de solução para reciclagem de lâmpadas vence o Desafio Empreendedor Panambi - Unijuí

No último sábado, dia 05 de maio, o Campus Panambi realizou a etapa final do Desafio Empreendedor 2018, quando três equipes defenderam as ideias de negócio para uma banca. Os competidores foram instigados a buscar soluções ambientais para problemas locais.

Em primeiro lugar ficou a equipe Recilamp, que procurou uma solução para a reciclagem de lâmpadas. Em segundo, a equipe FGCM, que propôs um projeto de irrigação de precisão. E, em terceiro lugar, o grupo 1D2M, que defendeu a ideia de um telhado verde.

A banca avaliadora foi composta pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, pelo professor chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, e pelo coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Universidade, João Lucas Pereira dos Santos.

Na programação, antes das defesas das ideias dos três grupos, os participantes participaram de uma oficina de Pitch de Negócios com Christian Fontes Bezerra, proprietário da The Best Life Coaching e Mentoring Empresarial, que buscou auxiliar os participantes na defesa dos projetos para a banca.

Sobre o Desafio

O Desafio Empreendedor busca contribuir com a disseminação da cultura empreendedora na Universidade, apresentando possíveis soluções de mercado para problemas identificados conforme a temática, agregando valor para a instituição e gerando novos negócios. “O grande desafio é você fazer uma formação técnica, estudar muito, se preparar para ver os problemas, para depois pensar em soluções, aprender a trabalhar com os outros, ser criativo, a ter entusiasmo e não pensar primeiro em ganhar, entrar de cabeça nesse projeto”, avaliou Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

Para o Pró-Reitor do Campus Panambi, Nelson Thesing, o Desafio Empreendedor é um processo que enriquece a trajetória de graduação profissional. “Eventos dessa natureza tem esse desafio de despertar algo novo. É uma riqueza enorme, que faz com que, além da sala de aula, possamos desenvolver e despertar iniciativas inovadoras”, observou.

Premiação

O primeiro lugar ficou com uma vaga de pré-incubação externa na Incubadora de Empresas de Inovação tecnológica da UNIJUÍ - Criatec Campus Panambi, troféu e 40 horas de consultoria para elaboração de projetos para captação de recursos em editais de fomento. O segundo lugar também ganhou uma vaga de pré-incubação externa e troféu; e o terceiro lugar ganhou um troféu.

A edição do Desafio Empreendedor no Campus Panambi teve como realizadores AGIT, CRIATEC, DECEENG, DACEC com o apoio do SEBRAE e UNIJUÍ.