Separação de Materiais Recicláveis é tema de capacitação na Penitenciária Modulada de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Separação de Materiais Recicláveis é tema de capacitação na Penitenciária Modulada de Ijuí

                    

A Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, por meio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, firmou contrato com a Mitra Diocesana de Cruz Alta para a oferta de uma Capacitação para Separação de Materiais Recicláveis na Penitenciária Modulada de Ijuí.

A oferta desta capacitação está integrada a um projeto de gestão de resíduos, que tem como público-alvo pessoas privadas de liberdade, e objetiva associar o ensino sobre desenvolvimento sustentável à aplicabilidade desses conhecimentos na redução de rejeitos, transformando-os em fonte de renda. O facilitador será o Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança na Unijuí, João Lucas Pereira dos Santos, que desenvolverá as atividades nos dias 07, 08 e 11 de maio de 2018.

Para o Diretor da Penitenciária Modulada de Ijuí (PMEI), Oséias Pinheiro do Amaral, a ideia é “montar um sistema de separação dentro da penitenciária para reverter em recursos, através da capacitação de pessoas privadas de liberdade, além de capacitá-las para que, quando saírem, possam trabalhar com o comércio de reciclagem”.

A iniciativa é da Pastoral Carcerária, por meio da atuação do Frei Eduardo Canali, Vigário da Paróquia São Geraldo Magela, de Ijuí – RS, que atua em projetos sociais de apoio aos apenados. Para ele “a PMEI conta com mais de 600 pessoas privadas de liberdade, com isso há um grande acúmulo de lixo, e poderíamos reverter isso em valores para auxiliar na manutenção da casa prisional, trazer atividade laboral para algumas pessoas que estão privadas de liberdade, colaborar para diminuir a poluição no meio ambiente” conclui. 

Conteúdo programático da Capacitação para Separação de Materiais Recicláveis

1º Turno – 07/05/2018

Contextualização abordando o tema a partir de uma visão macro até chegar ao indivíduo;

Diagnóstico do lixo em nosso município;

Educação Ambiental;

Aspectos legais sobre Coleta Seletiva; 

2º Turno – 08/05/2018

Como separar o lixo produzido;

Formas de implantar a coleta seletiva;

A estrutura necessária para a separação; 

3º Turno – 11/05/2018

Armazenamento do material gerado;

Destinação;

Associações de Catadores;

O Valor do lixo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.