Ijuí: Desafio Empreendedor incentiva estudantes na proposição de negócios inovadores - Unijuí

Na edição Dacec 2018, gestão e impacto social também entram em cena. Abertura é na noite desta quinta, 10/5, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum

De maio a setembro, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Processos Gerenciais da Unijuí participam de um desafio que vai além das atividades em sala de aula e pode ter como resultado a criação de negócios inovadores. É o Desafio Empreendedor UNIJUÍ – Edição Dacec 2018. “O evento tem como objetivo estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, buscando agregar valor para a sociedade e para a instituição, por meio das possíveis soluções identificadas e gerando novos negócios”, explica o coordenador do Desafio Empreendedor, professor do curso de Administração Gustavo Drews.

Na prática, os estudantes vão formar equipes, de 3 a 5 integrantes, e participar de capacitações e mentorias para desenvolver uma proposta inovadora de negócio ou de empreendimento social. Ao final do Desafio, em setembro, as duas melhores propostas vão receber como premiação a pré-incubação na Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da universidade, a Criatec.

O lançamento do Desafio foi realizado nessa quinta, 10, às 19h30, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com a palestra Oportunidades e desafios para transformar conhecimento em negócios inovadores, com o administrador e gestor Parque Científico e Tecnológico da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Fernando José Stanck. Um caso de inovação também será apresentado, a Plataforma Gorila, por Lucas Hansel, diretor comercial da empresa Elede Mobile. Já na sexta, 11, os acadêmicos participam de um workshop de Criatividade e Inovação, com a professora dos cursos de Comunicação, Márcia Almeida. Dada a largada, as equipes podem se inscrever de 11 a 30 de maio, no site www.unijui.edu.br/eventos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de duas formas, por meio de equipes já constituídas, ou então de forma individual com posterior inserção em equipes.

“O Desafio é uma grande oportunidade para os acadêmicos trabalharem o seu lado da inovação e da criação, em especial fazendo-o em equipes multidisciplinares, que vem ao encontro do que hoje se verifica muito nas organizações. É uma oportunidade que os acadêmicos têm de um processo de ensino e aprendizagem diferenciado, que requer pró-atividade e não passividade, o que prepara para o cenário competitivo que estarão encontrando no mercado de trabalho”, frisa o coordenador.

O evento é uma realização dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Processos Gerenciais, do DACEC e do Núcleo Comum das Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (CRIATEC), da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da UNIJUÍ.

Serviço:

O quê: Desafio Empreendedor – Edição Dacec 2018

Quando: De 10 de maio a 15 de setembro

Onde: Lançamento no Lação de Atos da Unijuí (10 de maio)

Mais Informações: Usina de Ideias, por meio do telefone (55) 3332-0200 Ramal 3110 ou e-mail usina@unijui.edu.br

Matéria de Giuli Ana Izolan, estagiária de Jornalismo.