Unijuí apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Medicina - Unijuí

Unijuí apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Medicina

Na noite desta terça-feira, dia 15, a Unijuí deu mais um passo no processo de implantação do curso de Medicina em Ijuí. Com a participação de médicos e gestores da Rede de Atenção Básica e de Hospitais parceiros no Projeto, além de professores dos cursos da área da saúde e também outros departamentos da Unijuí, foi realizada, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, uma apresentação do Projeto Pedagógico do Curso.

A Reitora da Unijuí, professora Catia Nehring, fez uma apresentação sobre a trajetória da FIDENE/UNIJUÍ, suas mantidas, relação com a comunidade, os cursos que oferece, os principais números em relação a estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio. Além disso fez um resgate do processo de implantação do Curso de Medicina, que teve seu primeiro projeto aprovado institucionalmente em 1992 até o atual Projeto do curso de Medicina, aprovado no Conselho Universitário em 2012, com revisão realizada em 2016.  O projeto atual é fruto de um coletivo de instituições e uma demanda da comunidade regional, envolvendo principalmente a Prefeitura de Ijuí e seu sistema de atenção básica, os hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí e Hospital de Panambi.

O Coordenador do Curso, professor Jorge Brust e a professora Mirna Ludwig, membros do NAPI, apresentaram o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, seus objetivos, perfil do egresso, estrutura curricular, processo de avaliação, formas de ingresso e carga horária do curso. Destacaram a estrutura curricular, baseada em Unidades de Ensino e Aprendizagem – UEA e Unidades Integradoras – UI, o que vai exigir planejamento e trabalho coletivo do grupo de professores, valorizando suas expertises e competências. Além disso o alinhamento do PPC à política do Sistema Único de Saúde, sendo que o acadêmico começa a estabelecer relação com os cenários de prática, já nos primeiros semestres do curso.

Participaram do evento integrantes do Hospital de Caridade de Ijuí, Bom Pastor, FUMSSAR e Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa e Sociedade Hospital de Panambi.

Este evento foi um dos primeiros em que a Instituição socializa sua proposta para a comunidade Médica Regional. No dia 29 de maio, atividade organizada também no Centro de Eventos do Campus Ijuí, tem por objetivo explicitar os compromissos de todas as Instituições, Universidade e Parceiras, no projeto de formação médica, considerando as exigências do Edital e o impacto da formação no Sistema Único de Saúde e suas implicações para a Rede Pública de baixa, média e alta complexidade.

Questão Judicial

No encontro, a Reitora também abordou sobre a questão judicial envolvendo o curso de Medicina, pois, na segunda-feira, 14 de maio, Portaria da SERES nº 328, de 10 maio de 2018, sobre a suspensão do prosseguimento da chamada pública regida pelo Edital 1/2017/SERES/MEC, que trata da seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina para os municípios de Ijuí/RS, Limeira/SP e Tucuruí/PA. A suspensão foi motivada por um processo movido pela Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda, concorrente a implantar o curso de Medicina na cidade de Limeira/SP, que ingressou com ação judicial alegando desrespeito ao referido Edital no que tange a uma mesma instituição não poder concorrer em mais de uma cidade. “A AGU – Advocacia Geral da União está trabalhando para derrubar esta liminar. A Unijuí não é parte desse processo, porém, estamos tomando as providências jurídicas cabíveis ao caso”, salientou a Reitora Catia Nehring.

Confira a nota da Unijuí na íntegra sobre o caso.