Campus Santa Rosa promove V Semana Acadêmica das Licenciaturas - Unijuí

Campus Santa Rosa promove V Semana Acadêmica das Licenciaturas

A V Semana Acadêmica das Licenciaturas em parceria com a Formação Geral e Humanista teve abertura no Campus Santa Rosa, na noite de segunda-feira, dia 14, no auditório central. Na oportunidade os participantes debateram o tema “Ensinar e Aprender na Cibercultura: Desafios e potencialidades”, com o professor Adão Caron Cambraia.

O evento tem como objetivo tematizar a educação e a formação no horizonte do ciberespaço e das políticas públicas para a Educação Básica e debate sobre os desafios e as perspectivas da educação no contexto social atual.

A abertura contou com a presença do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, do Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, da Coordenadora do curso de Educação Física, professora Cléia Rigon Dorneles e da mediadora dos trabalhos, professora Hedi Maria Luft.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Formação de Professores da UNIJUÍ, professora Maria Regina Johann, a formação de profissionais em diferentes áreas, torna-se necessária, por meio de espaços com diferentes modos de acesso ao conhecimento, debates e saberes. “A semana acadêmica amplia aquilo que se discute em sala de aula, traz o olhar dos nossos colegas professores que estão na escola básica, de intelectuais que estão pensando temas de suas pesquisas, também traz a presença dos estudantes do Ensino Médio. Dessa forma atingimos os objetivos, proporcionando uma semana de novas aprendizagens para os nossos acadêmicos”, ressalta Maria Regina.

A programação contemplará atividades até sexta-feira. Na noite de terça-feira, dia 15, A reforma no Ensino médio: desafios e potencialidades para pensar a educação”, foi a temática debatida pela palestrante Vânia Lisa Fischer Cossetin.

Atividades realizadas na noite de terça-feira.

Hoje, dia 16, serão realizados minicursos com diferentes temáticas, envolvendo os cursos de Pedagogia e Educação Física. Na quinta-feira, dia 17, a palestra será sobre,“A experiência escolar enquanto tempo para a singularização de si”, com a professora Franciele dos Anjos. Na última noite, a professora Daiana Hartmann, palestrará sobre a “Proposta de ensino para Dança Escolar Maternal ao Ensino Médio”.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Marta Estela Borgmann a Semana Acadêmica das Licenciaturas e Formação Geral Humanista é um momento em que se privilegia durante uma semana, discussões e reflexões, referente a formação dos professores. “Se constitui em um espaço de pesquisa, de reflexão, de indagações, interpretações em relação aos desafios que se apresentam na formação dos professores, na atualidade. Proporcionando para além da sala de aula, trocas de experiências e momentos de reflexão sobre o papel do professor na sociedade, que sempre será muito importante para a formação humana”, destaca Marta.

Abertura da Semana Acadêmica das Licenciaturas no Campus Santa Rosa.