Cursos de Ciências Exatas e Engenharias iniciaram Semana Acadêmica nesta segunda-feira - Unijuí

Nesta semana, de 21 a 25 de maio, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí realiza Semana Acadêmica. Os cursos que compõem o Departamento vão desenvolver uma variada programação nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi.

Os estudantes vão poder conferir palestras, minicursos, oficinas, concursos com intuito de proporcionar aos acadêmicos uma formação complementar qualificada ao mesmo tempo em que oportuniza um espaço de integração entre os acadêmicos de todos os cursos do DCEEng. Motivar os acadêmicos e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Segundo o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos, a Semana Acadêmica é a oportunidade de os estudantes expandirem seus conhecimentos, contatos de forma a aprimorar ainda mais sua formação profissional.

Na abertura da programação em Ijuí, realizada na noite de segunda-feira, será realizada a “Palestra 360 – Vida Universitária: preparação para o início da carreira, mercado de trabalho e empreendedorismo”, com Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcante.

Eduardo Mikail é engenheiro civil, empresário e empreendedor digital, é sócio-fundador da Digital Bronks, e formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Eduardo Cavalcanti é engenheiro civil, fundador do Blog da Engenharia e do Blog da Arquitetura, empresário e atua no ramo da construção civil, especializado na área de desmontagens industriais.

Campus Santa Rosa

No Campus Santa Rosa, a programação abre com uma palestra sobre Gerenciamento de projetos ágeis com framework scrum, que será realizada por Douglas Marques.

De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor Mauro Rodrigues, a novidade dessa edição da semana acadêmica, é a organização que foi realizada totalmente pelos Centros Acadêmicos dos três cursos que compõem o DCEEng em Santa Rosa: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Ressaltando que os professores e a estrutura da Unijuí serviram de orientação e apoio, respectivamente, para a organização do evento. “Este ano, foi dado enfoque no contato entre empresas e a Universidade, apresentando palestras multidisciplinares na área de Engenharia e realização de Seminários entre áreas similares que compõem uma grande área maior. Além disso, foi buscado apoio de ex-alunos para que colaborassem ativamente na participação do evento, tanto como palestrantes, ouvintes, seminaristas ou representando empresas”, destaca Mauro.

Campus Panambi

Já em Panambi, o curso de Engenharia Mecânica vai tratar sobre “Soldagem na Era da Manufatura Avançada”, com o palestrante André Lohmann, da empresa Lincoln Eletric do Brasil. O Campus vai receber, ainda, palestras e bate-papos sobre diversos assuntos, entre eles: Indústria 4.0, responsabilidades jurídicas e desafios aos egressos, entre outros temas.