Unijuí participa de Encontro Nacional de Procuradores Institucionais e Comissões Próprias de Avaliação - Unijuí

A UNIJUÍ participou do II Encontro Nacional de Procuradores Institucionais (PIs) e Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, em Brasília. A Universidade esteve representada pela Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, Procuradora Institucional, Cristiane Villa, e Coordenadora da CPA. Magna S. C. Dalla Rosa.

O encontro foi promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC. O objetivo do evento foi a discussão e apropriação da nova regulamentação da educação superior brasileira, estabelecida pelo Ministério da Educação no final de 2017 e, em 2018, contou com a presença de representantes de universidades, faculdades e centros universitários. O COMUNG esteve representado por quatro IES comunitárias gaúchas.

Na ocasião, foram objeto de debates, os decretos e as portarias que regulamentam a educação superior brasileira, bem como os novos instrumentos de Credenciamento e Recredenciamento Institucional e Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação.

Nestes dois dias de reflexões e troca de experiências foi evidenciada a importância do papel dos PIs, responsáveis pelos processos de regulação/MEC e CPAs, responsáveis pelos processos avaliativos, articulados com os gestores das IES para a constante qualificação dos processos e ações das instituições comunitárias brasileiras.

A partir da fala dos palestrantes e debates, a professora Cristina destacou as mudanças e adequações das Instituições de Ensino Superior.  “Diante do cenário de mudanças na sociedade brasileira as adequações realizadas no novo marco regulatório exigirão das IES adequações em seus processos e ações institucionais, com foco na definição do perfil dos estudantes, visando o ensino e a aprendizagem destes para atuação no mercado de trabalho e na sociedade, de forma crítica, humanista e empreendedora”.

Para Cristiane Villa, Procuradora Institucional, o encontro serviu para reflexões.  “O encontro constituiu-se em oportunidade de aprofundar as reflexões sobre as novas regulamentações do MEC, possibilitando a compreensão de alguns aspectos pelo coletivo das Universidades, e de outros aspectos que necessitam aprofundar o debate e a compreensão. Este novo marco regulatório exigirá das IES, adequações no PDI, PPC e normas institucionais”.

Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA, entende a importância das avaliações. “Os instrumentos avaliativos precisam ser apropriados pelos atores institucionais (gestores, professores, técnico-administrativos), bem como gerar mecanismos e instrumentos orientadores e de acompanhamento para a maior articulação entre planejamento, execução, avaliação e regulação, tendo como foco a formação qualificada do estudante, a partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.

Como encaminhamento do evento, será criado pela ANEC um Fórum de Debate online entre as IES participantes, para aprofundar os debates iniciados neste evento, bem como a troca de experiências entre IES de diferentes Estados do Brasil.