Universidade polonesa oferece bolsas de gratuidade para mestrado - Unijuí

Universidade polonesa oferece bolsas de gratuidade para mestrado

A Universidade Maria Curie-Sklodowska - UMCS, instituição parceira da Unijuí, está ofertando vagas para estudantes internacionais em seu novo programa de mestrado em “Intercultural Communication in Education and the Workplace (MA)”. Os estudos de pós-graduação Stricto Sensu têm duração de dois anos, com 25 vagas gratuitas para os estudantes selecionados.

Segundo a UMCS, a sociedade moderna não pode existir sem uma educação intercultural. A exposição regular à diversidade sociocultural auxilia a formar indivíduos abertos e tolerantes, com um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Contudo, as habilidades de comunicação e negociação entre as culturas também são importantes. Tendo isso em mente, o Departamento de Humanidades da UMCS, em Lublin, na Polônia, oferece a oportunidade de ingresso no mestrado em “Intercultural Communication in Education and the Workplace (MA)”

O programa é projetado para fornecer aos estudantes conhecimentos, habilidades e competências no campo da comunicação intercultural. Essas qualificações são muito importantes e desejáveis não apenas no mercado de trabalho de hoje, mas também essenciais para o sucesso nas instituições educacionais. O Programa é dirigido a estudantes poloneses que desejam estudar inglês em um ambiente internacional e a estudantes estrangeiros interessados em estudos de mestrado na Polônia com o inglês como idioma de instrução. Ao participar dos cursos, os estudantes adquirirão conhecimentos sobre a diversidade cultural do mundo, uma compreensão dos problemas multiculturais na era da migração econômica e educacional global, bem como as competências e habilidades interculturais necessárias.

O programa de estudo baseia-se em quatro grandes blocos temáticos: 1) estudos culturais; 2) relações entre língua e cultura; 3) aprendizagem prática de uma língua estrangeira; e 4) preparação para escrever uma tese de mestrado. As unidades especificadas fornecem competências interculturais e habilidades necessárias para funcionar em um ambiente internacional de trabalho e educacional. Um programa de estudo tão estruturado fornece conhecimento no campo da antropologia cultural, questões relacionadas a minorias nacionais e étnicas e comunicação não-verbal em um contexto intercultural. A linguagem prática e as habilidades pessoais, que permitem aos estudantes operar no mercado de trabalho internacional, também são elementos importantes do Programa.

Os estudos “Intercultural Communication in Education and the Workplace (MA)” são únicos em escala nacional, porque é a única oferta desse tipo na Polônia. De fato, nenhuma outra universidade pública ou privada na Polônia oferece cursos sobre questões relacionadas à comunicação intercultural em relação à educação e ao local de trabalho. Os estudos serão realizados no âmbito do Projeto “UMCS Integrado”, co-financiado por fundos da União Europeia no âmbito do Fundo Social Europeu.

O período de inscrições vai até setembro de 2018. Mais informações estão disponíveis no Escritório de Relações Internacionais da Unijuí e nos seguintes endereços: http://www.umcs.pl/en/intercultural-communication-in-education-and-the-workplace,14666.htm e https://bit.ly/2rLLUGl .