Unir promoveu o I Encontro de Reabilitação Física na Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unir promoveu o I Encontro de Reabilitação Física na Unijuí

                 

Com o objetivo de oportunizar um espaço de discussão sobre reabilitação e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando no desenvolvimento de ações de prevenção e de identificação precoce de deficiências físicas, foi realizado na quinta-feira, 24, o I Encontro de Reabilitação Física da Unir, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. 

O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área, que participaram de palestras, mesas redondas e debates De acordo com Carla Mergen, fisioterapeuta, coordenadora da Unir e uma das organizadoras do evento, foram mais de 300 participantes. "Nós sempre buscamos essa proximidade com os profissionais dos municípios atendidos pela Unir, porque na verdade são eles que acompanham os pacientes no dia a dia. Então é importante nós, profissionais, termos esse vínculo, e esse evento vem para nos aproximar ainda mais", salienta. 

 

A programação iniciou com a Conferência: Reabilitação Física, com a médica Helga Porsch e a neuropsicologa Nancí Schneider. Logo após, a Conferência: Serviço Farmacêutico na área de Reabilitação Física, com a farmacêutica Christiane Colet. Ainda na manhã, aconteceu a Mesa redonda: Amputação de membros inferiores com o médico Fábio da Silva e a enfermeira Angélica Cembranel, fisioterapeuta Edina Coelho e moderação da Fisioterapeuta Carla Mergen. No início da tarde, foi a vez da Mesa redonda: Reabilitação no Acidente Vascular Encefálico, com os médicos Felipe Y Castro e Marcos Soares, fonoaudióloga Vanessa Araújo, nutricionista Daiana Vieira e moderação de Gladis Corrêa. Por fim, a Conferência: Tratamento clínico e cirúrgico na reabilitação física de crianças, com as médicas Helga Porsch e Michelle Zanferari e a fisioterapeuta Simone Strassburger.

Sobre a UNIR

É fruto de uma parceria entre a UNIJUÍ e a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e tem a função de prestar assistência em reabilitação física à Pessoa com Deficiência Física, atendendo usuários pertencentes aos municípios de abrangência da 9ª CRS e 17ª CRS.

Atualmente, ingressam na UNIR, em média, 50 pacientes novos por mês. A média mensal de atendimentos é de 200 pacientes em reabilitação. São realizados atendimentos individuais e em grupo, com uma equipe multidisciplinar. Além de realizar o atendimento aos pacientes, a UNIR também é responsável pela avaliação, prescrição, dispensação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, conforme a necessidade de cada paciente.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.