Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí prospecta parceria com o Município de Pejuçara - Unijuí

A Agência de Inovação e Tecnologia promoveu uma reunião com o Poder Público de Pejuçara, na quinta-feira, dia 07, para discutir a possibilidade de uma parceria entre o município e a Unijuí para o fomento ao empreendedorismo.

Dentre as demandas apresentadas pelo Prefeito Eduardo Buzzatti, destaca-se a necessidade da continuidade de um projeto que já vem sendo desenvolvido, cujo objetivo é sensibilizar os cidadãos, especialmente os jovens, para a temática do empreendedorismo. Com a ação da Universidade, em parceria com o município, será possível propiciar um ambiente de oportunidades para que os cidadãos desenvolvam negócios, seja por meio da ampliação das cadeias produtivas locais, seja pela retenção dos talentos que cursam ensino superior e moram na cidade.

Na oportunidade, o gerente da AGIT, Luís Juliani, apresentou a estrutura da Agência, hoje composta pela Incubadora Tecnológica (Criatec), a Incubadora de Impacto Social (Itecsol), o Núcleo de Assessoramento a Projetos (NUAP), o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e o Escritório de Relações Universidade-Comunidade (ERU-C).

A coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini, abordou a atuação da AGIT no eixo empreendedorismo, e enfatizou os serviços da Criatec, que possibilitam, hoje, o fomento à criação e ao crescimento de empresas locais com orientação à inovação; a intensificação da transferência tecnológica entre Universidade e mercado; e a criação e manutenção de postos de trabalho qualificados na região.

A expectativa é que se estabeleça um contrato de prestação de serviços entre a Unijuí e o Município de Pejuçara/RS, viabilizado através do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, o qual possibilitará que o conhecimento produzido na Universidade contribua para o desenvolvimento social e econômico da região, conectando as demandas apresentadas pelo Prefeito com as expertises da Universidade.

Participaram da reunião, além dos integrantes da AGIT, o prefeito Eduardo Buzzatti, a Secretária de Educação, Carla Regina Decian, e o coordenador da sala do empreendedor, Luis Afonso Santos.