Proposta em “Automação para Biodigestores” vence o Desafio Empreendedor do Campus Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Proposta em “Automação para Biodigestores” vence o Desafio Empreendedor do Campus Santa Rosa

                  

O Desafio Empreendedor da UNJUÍ teve a segunda etapa realizada nesse último sábado, dia 09 de junho, no Campus Santa Rosa, no Espaço Coworking. Na oportunidade, os participantes apresentaram suas propostas para o problema identificado no setor do agronegócio. A equipe vencedora apresentou a proposta de solução para automação em biodigestores.

Participaram da etapa final do Desafio Empreendedor quatro equipes. O primeiro lugar ficou para a Equipe Biotech, que teve como premiação uma vaga de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Inovação tecnológica da UNIJUÍ (Criatec), troféu e 40 horas de consultoria na área da gestão. O segundo ficou com a Equipe Bioplast, que também ganhou uma vaga de pré-incubação e troféu, defendendo a ideia de uma embalagem biodegradável, utilizada em produtos orgânicos; o terceiro e quarto lugar receberam troféus, e ficaram, respectivamente, com a Equipe Storage Group, que propôs um bag portátil para armazenamento e conservação de grãos, e a Equipe Estação Smart, que apresentou a solução de uma plataforma de interpretação de dados meteorológicos.

A proposta da equipe vencedora trouxe como objetivo principal a sustentabilidade. A ideia será desenvolver tecnologia para automatizar o processo de operação de biodigestores, para gerar energia elétrica e térmica, aproveitar os resíduos sólidos como adubo e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no campo, viabilizando esta tecnologia para o maior número de produtores rurais possível.

A banca avaliadora contou com a participação da Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Eliza Pozzobon, Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ (AGIT), Luís Juliani e o Gerente do Marketing, Giancarlo Bottega.

A programação também contemplou a oficina de Pitch Canvas, com Christian Fontes Bezerra, proprietário da The Best Life Coaching e Mentoring Empresarial, com o objetivo de auxiliar os participantes na defesa dos projetos para a banca.

Sobre o Desafio

O Desafio Empreendedor teve como objetivo estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliassem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, buscando agregar valor para a sociedade e para a Instituição, por meio das possíveis soluções identificadas e a geração novos negócios.

De acordo com o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, o evento se constitui em mais uma ação voltada à formação completa do acadêmico, se constituindo como um espaço para a interação e inovação, oportunizando o desenvolvimento de diversas competências, voltadas principalmente para o viés do perfil empreendedor. O foco da UNIJUÍ também é trabalhar nas suas práticas pedagógicas, além do ensino, pesquisa e extensão, a questão da inovação com os acadêmicos e a comunidade.

O evento foi promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e contou com o apoio da UNIJUÍ, Agência de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ (AGIT) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.