Palestra de formação para a Pesquisa e a Extensão abordou sobre Transferência de Tecnologia - Unijuí

O que é transferência de tecnologia e por que isso é importante para o ensino? Esses e outros questionamentos nortearam o Ciclo de Formação para Pesquisa e Extensão, realizado na tarde desta segunda-feira, dia 18, com o tema “Da Pesquisa à Transferência de Tecnologia”, desenvolvido pelo Prof. Dr. Tiago Bandeira Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia da UFSM. Participaram da atividade, realizada no Centro de Eventos do Campus Ijuí, professores, estudantes-bolsistas e técnicos-administrativos da Universidade.

O professor Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, que promoveu a palestra, abordou, na abertura do evento, a importância do tema aos Projetos de Pesquisa e Extensão da Unijuí. Ele também falou sobre o Desafio Empreendedor –Edição DACEC e fez um convite aos presentes a participarem das atividades.

Já o professor Tiago, em sua fala, tratou a importância do tema para as Universidades e a sociedade, trazendo exemplos globais do tema. “Por que a gente não consegue transformar todo nosso conhecimento, toda a inovação gerada nas instituições universitárias, em resolução de problemas sociais, em transferência de tecnologia? O que estamos fazendo de diferente em nossos projetos? De que maneiras estamos impactando a sociedade?”, questionou o palestrante. Ainda de acordo com o professor da UFSM, é necessário que os Projetos olhem mais para fora dos “muros das universidades” para solucionar problemas e também gerar inovação.

A palestra foi transmitida ao vivo para os Campi Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

Sobre o palestrante

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela mesma Universidade. Realizou seu doutorado com estágio na Universidad de Oviedo, Espanha. Atualmente é Coordenador de Transferência de Tecnologia da UFSM, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (CAPES conceito 6) e professor do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da mesma Universidade. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, tendo atuado como pesquisador do Grupo WEG (Weg Equipamentos Elétricos S.A.), professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidade do Noroeste do Estado do RS (UNIJUI). Atua, principalmente, nas seguintes áreas: fontes chaveadas, métodos de correção do fator de potência, sistemas de iluminação, e em inovações na área de transformadores de potência (Projetos de Desenvolvimento Tecnológico).