Espaços inovadores são inaugurados pela CRIATEC no Campus Santa Rosa - Unijuí

Espaços inovadores são inaugurados pela CRIATEC no Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ recepcionou na manhã de quarta-feira (20), autoridades, empresários, entidades, comunidade acadêmica e imprensa para o VI Café Tecnológico organizado pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (CRIATEC), no Campus Santa Rosa.

Na oportunidade os presentes participaram da inauguração de três ambientes inovadores, espaço coworking, laboratório de prototipagem e testes e sala de palestras e treinamentos, que irão proporcionar soluções criativas, qualificação empreendedora e desenvolvimento de protótipos.

Para o Secretário de Desenvolvimento do Município de Santa Rosa, Artur Lorenz, ideias boas e projetos consistentes pode-se proporcionar espaços diferenciados para a comunidade. “Estou muito feliz de ver essas iniciativas voltadas para o empreendedorismo em Santa Rosa. A UNIJUÍ está de parabéns e as pessoas envolvidas na construção do projeto também. Espero que tudo isso repercuta em uma aproximação ainda maior da sociedade de Santa Rosa e região, por meio da Universidade com essa proposta desenvolvida pela CRIATEC. Devemos aproveitar esses espaços para criar novos negócios e com isso gerar emprego e renda para a nossa cidade”, destacou Artur.

A apresentação dos novos espaços contemplados no Programa RS Tecnópole de Apoio às Incubadoras de Base Tecnológica e Indústria Criativa, foi realizado pela Coordenadora do projeto, professora Taciana Enderle, que ressaltou como foi desenvolvido o projeto, detalhando os itens que foram instalados em cada espaço. O encontro também proporcionou aos presentes conhecerem o case vencedor do Desafio Empreendedor, Equipe Biotech Automação.

Para o Presidente da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP), Odaylson Éder, os ambientes que proporcionam a criação sempre são muito importantes, principalmente quando estão ligados a uma Instituição de Ensino Superior. “Os espaços irão conseguir nos colocar em uma outra situação de produção e aplicação de conhecimentos, desenvolvido dentro da sala de aula, por meio dos cursos. Esses ambientes são exemplos, onde nós temos a academia e a possibilidade de entrar no setor produtivo ou da área empresarial reforçando esses projetos”, enfatizou Odaylson.

A inauguração dos espaços também contou com a presença da Coordenadora dos Programas PGTEC e RS Incubadoras da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Nádia Moreira May Ibias, na oportunidade esteve representando o Secretário Evandro Fontana.

O Projeto

A CRIATEC da UNIJUÍ Campus Santa Rosa foi contemplada com o valor de R$ 273.946,12, através do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), dentro do programa de Apoio aos Pólos Tecnológicos, RS Incubadoras e Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos. E a UNIJUÍ em contrapartida disponibilizou o valor de R$ 72.537,16.

Por meio desses valores, foram implantados três novos ambientes dentro da Universidade. O espaço Coworking trata-se de um ambiente compartilhado, onde poderá ser usado por empreendedores e profissionais liberais de várias empresas ao mesmo tempo, criando assim uma oportunidade de ampliar o networking (rede de contatos) e aumentar a produtividade.

O segundo espaço é um auditório, que compreende um projetor de alta definição, voltado para palestras, treinamentos, seminários e workshops. E o terceiro, um Laboratório de prototipagem e testes, que poderá ser utilizado pelos incubados e os futuros empreendedores por meio de prototipagens e testes de seus produtos, com equipamentos de alta definição tecnológica.

A coordenação do projeto foi da Professora de Engenharia Elétrica, Taciana Paula Enderle e contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar de técnicos e professores alocados ao Campus Santa Rosa. A CRIATEC é um projeto gerenciado pela Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT).