Festicom teve início com discussão sobre prevenção do suicídio e como tratar do assunto - Unijuí

Com discussão sobre o tema “Orientação para a prevenção do suicídio e como tratar do assunto”, teve início, na noite desta terça-feira, mais uma edição do Festicom, evento promovido pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí.

Para este primeiro dia de evento, representantes da Equipe de Saúde Mental do HCI: Alessandro Carnielutti Borré, assistente social; Eduard Meyer Lamb, médico; Camila Brudna Eickhoff, médica; Itiana Vianna Fontana, enfermeira; e Dulcilene Alves de Melo, psicóloga. A coordenação ficou a cargo do médico psiquiatra Bruno Luiz Guidolin e ocorreu em preparação ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Bruno Luiz Guidolin afirma que é importante ter o olhar de vários profissionais da saúde sobre a prevenção ao suicídio. “O tema é um assunto ainda tabu na sociedade, e hoje se entende que falar é importante para a prevenção. Existem muitas pessoas em sofrimento que acabam não procurando ajuda por preconceitos e mitos associados. A questão do suicídio na mídia muitas vezes é tratada de forma sensacionalista e isso acaba sendo um desserviço”, complementou.

Tendo em vista essas questões, a equipe abordou, também, formas de tratar a questão do suicídio por profissionais de comunicação, utilizando como exemplo a cartilha da Organização Mundial da Saúde e a cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Programação

Nesta quarta-feira, dia 15, a programação segue com a realização de quatro oficinas práticas ministradas por profissionais das áreas que atuam no mercado. A jornalista e assistente administrativa do Sicredi, Raíza Goi, tratará do dia a dia de um assessor de imprensa, com a oficina "Pensando a assessoria de imprensa na prática". O publicitário e sócio proprietário da Agência Soluty, Otávio Vicari, traz sua experiência profissional na área da Publicidade e Propaganda, com o workshop "Criação e Mercado: do portfólio à atuação profissional". Já o jornalista André Costa e a publicitária Carolina Behling, sócios proprietários da A Doois Comunicação, falam sobre como gerenciar uma marca e produzir conteúdo. A oficina "Design Thinking e Comunicação", por sua vez, será ministrada pela jornalista e mestranda em Indústria Criativa, Margarida Goldschimidt.

Na quinta-feira, 16, a noite vai iniciar com uma troca de experiência com o cofundador da Carma Intervenções Sociais, Ramon Ballverdú, que vem de Pelotas para compartilhar a experiência de intervenção urbana e execução de ideias com impacto social positivo realizadas pelo estúdio. Em seguida, acontece a premiação dos melhores trabalhos produzidos por estudantes dos cursos no último ano.

O objetivo do Festicom é debater sobre os novos desafios em comunicação vivenciados no mercado de trabalho e valorizar as produções acadêmicas dos alunos de Comunicação da Unijuí. Para a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Beatriz Schwanke, esta é uma oportunidade para os estudantes e professores atualizarem seus conhecimentos. “Acredito que o Festicom é importante para o aluno, por estarmos compartilhando os conhecimentos daquilo que está acontecendo agora no mercado de trabalho, interagindo com profissionais formados e que passam pelas pelos desafios desse mercado que está em constante atualização", enfatiza.