Criatec é reconhecida como Centro de Referência em apoio a Empreendimentos Inovadores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Criatec é reconhecida como Centro de Referência em apoio a Empreendimentos Inovadores

                 

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) recebeu a certificação como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos -CERNE 1, concedida pelo Instituto Cristiano Becker, que tem a competência de realizar as avaliações de processos nas incubadoras de todo país. A certificação se deu por meio de uma visita da avaliadora Lidiane Samora, nos dias 18 e 19 de julho, na sede da Criatec, Campus Ijuí. O objetivo foi comprovar a existência de procedimentos documentados e padronizados a respeito da realização das atividades em sintonia com os procedimentos definidos pelo Centro de Referência, como: organização, acompanhamento às incubadas, articulação com a mantenedora, participação da reitoria nas atividades da incubadora, visão de liderança, qualificação, dentre outras.

Para a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, “ser reconhecida como um Centro de Referência em Apoio a Empreendimentos Inovadores CERNE 1 é um selo que significa muito para a Incubadora da Unijuí, porque é a coroação da qualidade do trabalho que realizamos nesses 10 anos de atuação", avalia.

A certificação é resultado de uma parceria entre a Anprotec e o Sebrae, caracterizando-se como um modelo de gestão que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. "O processo determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade - Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4 - sendo que cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua. “Nosso próximo passo é manter o nível 1 e avançar para os demais níveis, com o objetivo de melhorar os resultados e gerar empreendimentos de sucesso. A certificação também abre portas para a obtenção de recursos em editais públicos”, afirma Maria Odete.

A coordenadora da Criatec salientou, ainda, a importância do apoio do Sebrae, por meio do edital 01/2016, que possibilitou a captação de R$ 196 mil. Somada a contrapartida de R$ 49 mil da Unijuí, o valor permitiu a implantação de todos os processos e práticas para obter a certificação. “A dedicação e comprometimento da equipe com os resultados também deve ser ressaltada, pois sem eles isso não teria sido possível”, conclui. A Incubadora de Empresas da Unijuí conta hoje com três empresas em regime de pré-incubação, nove empresas incubadas e 15 empresas graduadas. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.