Nota à Comunidade - Unijuí

Nota à Comunidade

Tendo em vista o período eleitoral no País e as várias situações que tem se colocado no cenário político, esclarecemos que desde o ano de 1996, com atualização de legislação em 2012, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), mantenedora da UNIJUÍ, orienta os partidos políticos e/ou coligações a realizar uma única visita à Instituição para tratar de assuntos de ordem político-partidária, desde que as visitas sejam realizadas com prévio agendamento, no âmbito administrativo da Instituição, sendo vedadas as visitas às salas de aulas. A Resolução do Conselho Diretor nº 01/2012 indica ainda que: “para não prejudicar o exercício normal das atividades acadêmicas, nenhum professor poderá suspender aula para que os estudantes participem de comícios ou atividades político-partidárias, assim como nenhum estudante será obrigado a participar das atividades referidas”.

A UNIJUÍ entende que o período eleitoral, no qual o Brasil se encontra, exige de todos os cidadãos muita responsabilidade nas escolhas que serão feitas para o futuro do país, mas, acima de tudo, exige o respeito à democracia. A UNIJUÍ é uma Universidade comunitária que mantém em seus princípios o respeito à livre expressão e à pluralidade de ideias e opiniões.

Este é um período decisivo para o país, que se encontra em um momento delicado, com muita expectativa e divergência de ideias, ideologias e opiniões. No entanto, o diálogo e o respeito sempre devem prevalecer, sobretudo nos espaços da Universidade, ensejando que todos participem de forma consciente e responsável do processo eleitoral, mantendo a democracia.