Painel com o tema Ciência para Redução das Desigualdades deu início ao Salão do Conhecimento - Unijuí

Teve início nesta segunda-feira, dia 01, a edição 2018 do Salão do Conhecimento. Para a abertura oficial, os participantes assistiram ao Painel “Ciência para Redução das Desigualdades”. A discussão, que também é o tema norteador de todo o evento, foi encabeçada por Nadia May Ibias, Coordenadora dos Programas de Parques Tecnológicos e Incubadoras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, pelo professor Paulo Fensterseifer (DHE/PPG em Educação nas Ciências Unijuí) e pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González.

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum esteve lotado para esta atividade inicial. A professora Cátia Maria Nehring, Reitora da Unijuí, realizou a saudação de abertura do Salão do Conhecimento. Logo após, teve início o painel com a discussão do tema central.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González, foi o primeiro a falar. Ele tratou sobre a importância do Salão do Conhecimento, evento agregador de tudo que é produzido na Universidade. Também observou sobre a importância da pesquisa e da extensão para a região, ressaltando os Programas e Projetos que a Unijuí desenvolve. Por fim, frisou sobre a importância de os estudantes se envolverem com atividades para além do ensino. “A Universidade oferece muito mais do que qualquer outra instituição de ensino superior na região”, ressaltou.

Na sequência, o professor Paulo Fensterseifer, que atua no Departamento de Humanidades e Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, realizou a sua fala, tratando mais a fundo sobre conceitos de desigualdade, enfatizando o lugar da Universidade. “Reconhecemos desigualdade porque temos a noção do conceito de igualdade. Poderíamos achar que a desigualdade é natural, pois somos diferentes”, observou. O professor também citou, entre outros pesquisadores, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, na seguinte fala:

“Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”.

Por fim, encerrando o evento de abertura, Nadia May Ibias, coordenadora dos Programas de Parques Tecnológicos e Incubadoras da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, mostrou as atividades da pasta, destacando os Projetos e convênios firmados com a Unijuí nos últimos anos.

Fotos: estudantes de Jornalismo da Unijuí:  Jardel Hillesheim, Vanessa Marchalek, Atena Scarpellini, Mariele Greff da Silva e Mariele Greff da Silva.

Mostra de Trabalhos da Feira Regional de Matemática

Durante os turnos da tarde e da noite, quem circulou pela Biblioteca do Campus Ijuí pôde conferir uma mostra com os trabalhos destaque da 2ª Feira Regional de Matemática, que foi realizada em Panambi. A Feira é resultado da atuação do Projeto de Extensão "Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão". Confira nas fotos abaixo um pouco do que foi apresentado no evento:

Campus Santa Rosa

Nesta terça-feira, a programação tem início no Campus Santa Rosa. Também será realizado um painel para discutir o tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, dando abertura oficial ao evento no Campus. Em Santa Rosa, a programação do evento também segue até a próxima quinta-feira, dia 04 de outubro, com uma ampla programação, englobando oficinas, mostra de Trabalhos da Feira Regional de Matemática, apresentações orais e de pôsteres.

Campus Panambi

Em Panambi a programação será realizada nas noites de terça-feira, dia 02, e quarta-feira, dia 03. Na terça será realizada a palestra “Desafios da profissão atrelados ao desenvolvimento científico e tecnológico”, com Kleber Ristof, engenheiro mecânico (Unijuí) e mestre em Engenharia Mecânica (UFSC), que atua como supervisor de Engenharia de Manufatura na John Deere Brasil.

Na quarta-feira, encerrando as atividades da edição 2018, será realizada a sessão de pôsteres e apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos no Campus.

Campus Três Passos

No campus Três Passos a programação também será desenvolvida nesta terça e quarta-feira. Na primeira noite, serão realizadas as comunicações orais dos trabalhos da Jornada de Pesquisa. E na quarta-feira, as sessões de pôsteres.

Sobre o Salão

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Unijuí e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de ensino fundamental e médio, de graduação e de pós-graduação - um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.