Alunos participam da segunda etapa da competição MathGo de matemática - Unijuí

Alunos participam da segunda etapa da competição MathGo de matemática

Mais de mil alunos do Ensino Fundamental e Médio de Ijuí participaram nesta terça-feira, 02, da segunda etapa da competição MathGO. Ao todo, 298 equipes de mais de 80 escolas responderam questões de matemática de forma online por meio de um aplicativo, o MathGO.

As equipes são formadas por um professor e três alunos da escola. Para cada equipe, foram propostas 36 questões de matemática de nível fácil, médio e difícil, que foram respondidas em 120 minutos após o login no aplicativo. De acordo com o professor extensionista do projeto, Edson Padoin, o aplicativo tem o intuito de ajudar na aprendizagem do aluno. "O MathGO tem o objetivo de ensinar matemática de forma diferente, usando o computador, o celular e levando a tecnologia para dentro da sala de aula", comenta.

A etapa final ocorre no Dia C da Ciência, dia 17 de outubro, uma importante data para atividades científicas em todo o país. O Dia C é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira. Saiba mais no site oficial.

Saiba mais sobre a MathGo

O jogo foi desenvolvido na Unijuí, por meio do projeto Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o ensino Fundamental e Médio, que tem como foco principal a construção de softwares educacionais na perspectiva de um trabalho conjunto universidade-escola. Nestas ações, almeja-se utilizar diferentes metodologias e tecnologias atuais para melhorar a atuação dos professores em sala de aula, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências que possam auxiliar os alunos na apropriação de conceitos fundamentais no desenvolvimento das atividades propostas. Nesse contexto, estão envolvidas as áreas Ciência da Computação, Design e Matemática.

A Primeira Competição MathGO é uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí - SMED, 36ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE e Unijuí.