Salão do Conhecimento oportunizou a socialização da produção científica - Unijuí

Salão do Conhecimento oportunizou a socialização da produção científica

Foto: Natália Langer, estudante de Jornalismo da Unijuí

Com o objetivo de oportunizar a socialização da produção em pesquisa e extensão realizada na Unijuí e outras instituições de ensino, a Unijuí realizou, de segunda até esta quinta-feira, a edição 2018 do Salão do Conhecimento. Novamente o evento foi um sucesso, contando com mais de mil trabalhos inscritos e diversos eventos paralelos, realizados nos quatro Campi da Instituição.

Neste ano o tema norteador do evento foi “Ciência para Redução das Desigualdades”, seguindo as diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Por isso, dois painéis com esta temática foram realizados como programação de abertura oficial: na segunda-feira no Campus Ijuí e na terça-feira em Santa Rosa.

O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando González, ressaltou, durante o evento, sobre a importância do Salão do Conhecimento, da pesquisa e da extensão e dos Programas e Projetos que a Unijuí desenvolve. “A Universidade oferece muito mais do que qualquer outra instituição de ensino superior na região”, ressaltou.

Os eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando o ensino, a pesquisa e a extensão. Por esta razão, também recebe pesquisadores e bolsistas de outras instituições, inclusive do exterior. Nesta edição, uma delegação da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de Missiones, da Argentina, esteve representada no evento com 14 pessoas apresentando trabalhos, entre professores, estudantes e técnicos-administrativos. “O evento estava muito bem organizado, recebemos uma excelente atenção da Universidade”, observou Fátima Schoninger, integrante do grupo.

O evento é uma promoção da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

Mostra de Trabalhos da Feira Regional de Matemática

Na segunda-feira, quem circulou pela Biblioteca do Campus Ijuí pôde conferir uma mostra com os trabalhos destaque da 2ª Feira Regional de Matemática, que foi realizada em Panambi. Na quarta, a Mostra foi apresentada aos participantes do evento no Campus Santa Rosa. A Feira é resultado da atuação do Projeto de Extensão "Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão". Confira nas fotos abaixo um pouco do que foi apresentado no evento:

Campus Panambi

Em Panambi a programação foi realizada nas noites de terça-feira, dia 02, e quarta-feira, dia 03. Na terça aconteceu a palestra “Desafios da profissão atrelados ao desenvolvimento científico e tecnológico”, com Kleber Ristof, engenheiro mecânico (Unijuí) e mestre em Engenharia Mecânica (UFSC), que atua como supervisor de Engenharia de Manufatura na John Deere Brasil.

Na quarta-feira, encerrando as atividades da edição 2018, foi realizada a sessão de pôsteres e apresentações orais dos trabalhos desenvolvidos no Campus.

Campus Três Passos

No campus Três Passos a programação foi desenvolvida na quarta e quinta-feira. Na primeira noite foram realizadas as comunicações orais dos trabalhos da Jornada de Pesquisa. E na segunda noite, as sessões de pôsteres.

Cobertura

Neste ano, somando esforços de cobertura jornalística com a equipe da Coordenadoria de Marketing e Unijuí FM, 25 estudantes de jornalismo, cursando a disciplina de Fotojornalismo 2, orientados pela professora Lara Nasi, realizaram a cobertura fotográfica do evento. O resultado é possível conferir na Página da Universidade no Facebook.