Empresa incubada oferece oportunidade de estágio para estudantes da Unijuí - Unijuí

Empresa incubada oferece oportunidade de estágio para estudantes da Unijuí

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) tem como missão alavancar o empreendedorismo e a Inovação na área de atuação da Unijuí. No Campus Santa Rosa, a Criatec atende nove empresas de diferentes áreas. A Inventus, empresa incubada, abriu suas portas para estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação realizarem seus estágios de conclusão de curso.

Na oportunidade quatro estudantes puderam auxiliar no desenvolvimento de HUD's (Head Up Display). Inspirado no recurso utilizado nos aviões de caça feitos a partir dos anos 70, o sistema projeta no para-brisa do veículo informações visuais sobre o veículo, permitindo ao motorista visualizar as informações do veículo sem que este tenha que desviar os olhos da pista, proporcionando maior segurança.

O projeto conta com a participação dos estagiários, Fernando Lorscheiter, Rodrigo Grimm e Fernando Simon, do curso de Engenharia Elétrica e do estudante do curso de Ciência da Computação, Jean Rafael Reus Silva.

Para o CEO da Inventus, Gilson Rogério Batista, está sendo muito importante a participação dos estudantes no projeto. “Para o empresário essa mão de obra é fundamental no processo de desenvolvimento do seu negócio, pois são estudantes que estão na fase de finalização dos seus cursos e que já possuem um conhecimento qualificado e sem custos adicionais para contratação. E para o estudante o estágio permite vivenciar experiências práticas, enquanto está em sua graduação”, destaca Gilson.

Segundo o estudante do curso de Engenharia Elétrica, Fernando Lorscheiter, essa oportunidade de estágio que a incubadora está oferecendo fará muita diferença no momento que entrarem no mercado de trabalho. “Nem sempre o que aprendemos na teoria, conseguimos implementar na prática, essa oportunidade está sendo o nosso laboratório de vivência prática, estamos agregando nossos conhecimentos nesse projeto, que futuramente será comercializado mundialmente”, frisa o estudante.

Gilson ainda destaca que os estagiários oriundos da Unijuí possuem um diferencial quando ingressam no mercado de trabalho. “A Unijuí está de parabéns, pois está cumprindo a sua missão de formar bons profissionais para o mercado de trabalho. São profissionais que com poucas adaptações conseguem dar conta do objetivo proposto. Nós somos empresas incubadas, estamos trabalhando com tecnologias mais recentes. E esses estagiários conseguiriam se adaptar, entender o processo e desenvolver as atividades. Nós brasileiros não somos acostumados a desenvolver, compramos muita tecnologia e essa oportunidade de eles experimentarem e colocarem em prática seus conhecimentos será muito importante para o crescimento profissional”, conclui o empreendedor.

Os interessados em realizarem estágios com as empresas incubadas poderão entrar em contato com o responsável pela Criatec do Campus Santa Rosa, Lucas Escher.