Avaliação de Disciplinas contribui para a qualidade do ensino - Unijuí

Avaliação de Disciplinas contribui para a qualidade do ensino

O período para avaliação das disciplinas da graduação começou. Estudantes de graduação da Unijuí avaliam, por meio do Portal do Aluno, as disciplinas do 2º segundo semestre de 2018. Esse é o momento de avaliar, contribuir e atuar ativamente nos processos de melhoria da Instituição.

No Portal do Aluno está disponível o questionário online para avaliação das disciplinas cursadas no semestre e a atuação dos professores. O processo é rápido e sigiloso, ou seja, o estudante não é identificado, é considerada a sua opinião.

O formulário está disponível sempre que o estudante concluir 70% da disciplina, encerrando ao chegar aos 90%. Assim, a avaliação passa a ser contínua.

A partir dessa avaliação o estudante contribui diretamente para a melhoria do curso em que está matriculado. O objetivo é avaliar a interação do estudante com a disciplina, o professor e aspectos gerais da instituição.

Dessa forma é possível fazer um diagnóstico das disciplinas, por meio da visão do estudante e, com isso, aprimorar o projeto pedagógico do curso. Os resultados deste processo avaliativo contribuem para a definição de temas abordados no Programa de Formação Docente UNIJUÍ visando a atualização e constante qualificação do quadro de professores da instituição.

A participação dos estudantes no 1º semestre de 2018 superou os índices de participação dos últimos 2 anos, com 55% . A expectativa é superar essa porcentagem e utilizar os resultados para o planejamento da disciplina, do curso, do departamento e da Universidade alinhado as políticas de avaliação internas e externas.