Egressa da Unijuí é finalista do 6º Prêmio RBS de Educação - Unijuí

Egressa da Unijuí é finalista do 6º Prêmio RBS de Educação

A egressa do curso de História da Unijuí, Danieli de Oliveira Biolchi, é uma das orientadoras do projeto ‘A Literatura de Cordel e a Segunda Guerra Mundial’ desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, de Ijuí, e selecionado entre os dez melhores trabalhos inscritos no 6º Prêmio RBS de Educação. Assim como Danieli, a professora de Português, Marli Salete da Costa Schiavo, também orienta o projeto.

De acordo com Danieli, os estudos foram realizados de forma interdisciplinar. Nas aulas de História os alunos do 9º ano pesquisaram e se aprofundaram no conteúdo relacionado à Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, nas aulas de Português o estudo foi feito por meio da leitura de livros literários que abordavam o tema já estudado em História, como ‘O menino de Pijama Listrado’, ‘A menina que roubava livros’ e ‘O Diário de Ane Frank’. Após todos os estudos e leituras, os alunos fizeram a releitura do trabalho em forma de Cordéis.

A professora conta que a inscrição no 6º Prêmio RBS de Educação aconteceu logo após a apresentação do projeto na escola. “Essa conquista não é apenas importante para a cidade de Ijuí, mas para toda a comunidade escolar, pois mostra que mesmo uma Escola periférica, com vulnerabilidade social consegue realizar excelentes trabalhos”, salienta.

O projeto ‘A Literatura de Cordel e a Segunda Guerra Mundial’ concorreu na categoria ‘Escola Pública’ com outros 354 projetos inscritos de todo o estado. A professora Danieli ainda destacou a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID-Unijuí, na concretização do projeto.

“Acreditamos que estamos colhendo os frutos plantados por cada bolsista da Universidade que acreditou no potencial da Escola e muito nos ensinou. Durante este período contamos com o apoio de professores universitários, professores supervisores e de vários bolsistas da licenciatura. O Pibid tirou os professores da zona de conforto, contribuiu na qualificação da formação continuada e desafiou os alunos para um novo olhar sobre a educação”, salienta Danieli.

Agora selecionado, o projeto concorre como finalista na votação popular realizada no link: www.premiorbsdeeducacao.com.br. Para votar é simples e fácil. A votação se encerra no dia 09 de novembro. A premiação acontece no dia 14 de novembro em uma cerimônia organizada pela RBS TV.