Unijuí participa do 6º Fórum de Gestão e Inovação do Comung - Unijuí

Unijuí participa do 6º Fórum de Gestão e Inovação do Comung

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sedia nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de novembro, o 6º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Com o tema “Educação e cultura empreendedora: experiências das ICES na inovação e seus impactos acadêmico e social”, o objetivo do evento é fomentar a discussão sobre a importância da educação e da cultura empreendedora, por meio de experiências das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), oportunizando mudanças de paradigmas e promovendo o desenvolvimento local e regional.

Estão representando a Unijuí no evento a professora Cátia Nehring, Reitora, o professor Fernando González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o professor Dieter Siedemberg, Vice-Reitor de Administração, a professora Eusélia Vieira, chefe do DACEC, o professor Maurício Campos, chefe do DCEEng, Lauro Pasche, assessor jurídico, Fabiana Simon,  coordenadora do Núcleo de Projetos da AGIT, Tatiele Soardi, analista de projetos da AGIT e Vanderleia Haiski, assessora de relações internacionais.

Na programação deste primeiro dia de evento, o professor Maurício Campos apresentou o Projeto desenvolvido no Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) do sistema de automação e monitoramento para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). O sistema permite monitorar as condições de operação do sistema CEEE, melhorando a qualidade de energia entregue aos consumidores. Também detecta falhas, em alguns casos, mesmo antes de ocorrerem, o que reduz significativamente o tempo de parada do sistema, aumentado sua confiabilidade. Além de permitir que a equipe técnica da CEEE tenha subsídios para determinar futuros investimentos para otimizar significativamente os recursos.

O fórum tem como público-alvo gestores de IES, pesquisadores de programas stricto sensu, gestores e participantes de parques tecnológicos, incubadoras e demais unidades que compõem os ambientes de inovação, assim como docentes, estudantes e atores sociais que tenham interesse na temática, mesmo que não vinculados às instituições do Comung.

Mais sobre o evento

Ainda sobre a programação do evento, na manhã desta terça-feira, ocorreu o Encontro dos Assessores Jurídicos do Comung, que abordou a temática Lei das Comunitárias e Cebas. A abertura oficial foi realizada à tarde, no Anfiteatro do bloco 18, com a presença da presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; do presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), João Otávio Bastos Junqueira; do diretor do Programa de Monitoramento da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), Michel Zanoni Camargo; da secretária da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS), Suzana Kakuta; do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luis Ricardo Pinho de Moura; do vice-coordenador da Câmara de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Marcelo Leandro de Borba; e do representante da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Marcos Wesley da Silva.

Em palestra, foram evidenciadas as oportunidades da universidade empreendedora com os novos desafios da inovação, ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Alberto Sampaio Aranha, seguida dos painéis Interação universidade-empresa: as experiências das ICES na inovação e seus impactos acadêmico e social e Pacto para o desenvolvimento e inovação.