DEAG realizou a edição 2018 do “Seminário sobre Forrageiras: Leite e Carne a base de Pasto” - Unijuí

O “Seminário sobre Forrageiras: Leite e Carne a base de Pasto”, no Parque de Exposições de Ijuí, organizado pelo Deag (Departamento de Estudos Agrários), dos cursos da Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí, com o apoio do SENAR, APAJU, Sindicato Rural de Ijuí e Emater. O evento foi realizado na tarde de sexta feira, 12 de outubro, na casa do Produtor, com a presença de mais de 100 participantes, mostrando que o evento está consolidado. Ocorrendo sempre durante a feira da ExpoIjuí, estimula os produtores, estudantes e profissionais da área do leite e da carne, visitarem o parque. Além disto, de olhar os novos implementos agropecuários, animais e outros atrativos da feira, como a gastronomia das casas étnicas.

Os assuntos debatidos do Seminário são de fundamental importância para qualquer tipo de produtor, desde o pequeno até os grandes produtores de leite e carne. O seminário contou com a presença do Dr. em Clínica de grandes animais José Francisco Xavier da Rocha, que falou sobre a Utilização de Escores para Melhorar a Eficiência de Bovinos de Leite, assunto de grande importância para melhorar a eficiência produtiva dos bovinos de leite. Já o eng. Agrônomo Marcelo Colla discorreu a respeito de Gestão da Propriedade Leiteira, uma ferramenta que mostra se a propriedade esta de fato obtendo lucro e crescimento, e para as propriedades que querem aumentar a sua rentabilidade, a palestra do Dr. em Zootecnia, Jean Carlos Mezzalira a respeito de Manejo de pastagens em sistemas integrados, mostrou pontos para se obter maior produção de leite ou carne, com baixo custo. Ainda a Zootecnista da Associação Brasileira de Carne Ângus, Laís Castilhos Pereira, mostrou um Mercado de Oportunidades para os produtores de carne bovina, onde apresentou o mercado de carnes bovina Ângus.

O evento contou com grande participação de estudantes, na qual um dos objetivos do evento, é a aproximação destes, com o produtor e profissionais da área, para troca de conhecimentos, experiências e contatos para futuro mercado de trabalho, segundo o professor Emerson A. Pereira, professor do Deag/UNIJUI e organizador do evento. Além disto, no final do evento, são apresentados os trabalhos de pesquisa extensão do Deag/UNIJUI, na forma de banneres. A divulgação destes pôsteres, ajuda a divulgar para a comunidade externa o que nós alunos fizemos durante o ano, pelos projetos de orientação dos professores, destaca o estudante da medicina veterinária, Artur S. Woecichoshi, um dos organizadores do Seminário. Como meat e milk break, os participantes foram agraciados com picadinho de carne angus e queijo e achocolato, ambos produzidos com base em pastagens. O evento finalizou em grande estilo, com música ao vivo do grupo Campeiros da AgroVet, com participação do estagiário de zootecnia, Lucas Soledade. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Sinuelo, na qual esta disponível pelo youtube. Houve o apoio do centro acadêmico da agronomia (CAA) e Medicina Veterinária (CAMEV) e muitas empresas colaboraram, na qual a comissão agradece imensamente.