Unijuí apresenta experiência inovadora no Ensino do Cooperativismo - Unijuí

Unijuí apresenta experiência inovadora no Ensino do Cooperativismo

A Unijuí participou do Encontro Estadual de Docentes do Cooperativismo, organizado pela Escoop-Sescoop/RS, com apoio das Universidades, no dia 08 de novembro em Bento Gonçalves.

Na oportunidade foi apresentada a experiência inovadora de ensino do cooperativismo, como resultado da adoção de práticas pedagógicas inovadoras na educação e formação em cooperativismo, através das ofertas na graduação e pós-graduação e integração com a pesquisa, com a adoção de metodologias ativas de aprendizagens. O caso foi apresentado pelo Professor Doutor Pedro Luís Büttenbender, Coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas da Unijuí.

Na oportunidade Büttenbender, que é um dos referentes em cooperativismo na Unijuí, expôs a experiência a trajetória histórica da Universidade na educação cooperativa, destacando as experiências recentes de cooperação com o sistema cooperativo e oportunidades futuras de capacitação do sistema e o fortalecimento do cooperativismo e das Universidades. Ainda enfatizou a importância da rede internacional de professores e pesquisadores em cooperativismo na Região Missioneira do Brasil, Argentina e Paraguai, bem como as ofertas do Curso Superior e do MBA em Gestão de Cooperativas, ambos oferecidos em cooperação com o Sescoop/RS e as cooperativas da região, viabilizando um ambiente muito qualificado de aprendizagem, pois todos os acadêmicos possuem atuação profissional nas cooperativas, seja como funcionário ou como associado.

Além da Unijuí, outras instituições convidadas também apresentaram suas iniciativas, resultando num ambiente de troca de experiências, aproximação e capacitação dos docentes participantes.

XVIII Seminário Gaúcho de Cooperativismo

A Unijuí também participou do XVIII Seminário Gaúcho de Cooperativismo, realizado nos dias 08 e 09 de novembro, em Bento Gonçalves, promovido pelo Sescoop/RS. Na oportunidade ocorreram palestras sobre a importância do Cooperativismo, seus avanços e perspectivas futuras, inovações e desafios do fortalecimento do cooperativismo, apresentação de experiências exitosas na gestão de cooperativas e a apresentação e entrega das premiações dos vencedores do Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad.

Durante o evento estiveram representando a Universidade o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa Ariosto Sparemberger, Coordenador do Curso Superior em Gestão de Cooperativas, Luciano Zamberlan, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas Pedro Luís Büttenbender, e professor do Dacec Adelar Francisco Baggio. O Evento também contou com a participação de vários egressos dos Cursos de Cooperativismo da Unijuí e outros cursos.

Para o professor Ariosto, “a participação ativa da Unijuí é a demonstração da importância dos laços de cooperação com o sistema cooperativo, e a confirmação de novas iniciativas que visam viabilizar ofertas dos cursos Superior em Gestão de Cooperativas, da Pós-Graduação e projetos pesquisa com a parceria e apoio do Sescoop/RS e das Cooperativas para o ano de 2019 no Campus Santa Rosa. O reconhecimento do sistema cooperativista às contribuições da universidade no ensino, na pesquisa e na extensão para a capacitação e qualificação de todo o sistema cooperativo” destaca o Pró-Reitor.

Crédito das Fotos: Assessoria de Imprensa Sescoop/RS