Aplicativo de notícias em vídeo será lançado na Unijuí - Unijuí

Aplicativo de notícias em vídeo será lançado na Unijuí

Egressa do curso de Jornalismo da Universidade e estudante do curso de Ciências da Computação desenvolvem app de jornalismo audiovisual para região noroeste

O aplicativo Giro TV é produto de um projeto acadêmico da jornalista Lahis Welter, mestranda em Comunicação e indústria criativa da Unipampa. A egressa do curso de jornalismo e da especialização em Marketing e Comunicação Digital da Unijuí iniciou os estudos teóricos sobre jornalismo móvel durante a pós-graduação oferecida pela universidade. Neste ano, ao ingressar no mestrado, em São Borja, começou a colocar em prática as pesquisas realizadas

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o curso de ciências da computação, através do DCEENG, Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ. O aluno Edinaldo Gaspar realizou toda a programação do aplicativo, a partir das definições, decididas após pesquisas, pela mestranda Lahis Welter.

As notícias publicadas serão divididas, inicialmente, em três categorias: “Na estrada” que abordará assuntos como trânsito, reformas em rodovias, acidentes e bloqueios nas estradas, “De olho no tempo” que trará atualizações sobre a previsão do tempo e “Mais informado” para esclarecer informações sobre serviços à comunidade. As editorias foram definidas através de pesquisa realizada na região de Ijuí e Cruz Alta.

Todas as notícias serão em formato de vídeos curtos, de até 1 minuto e 30 segundos, produzidos através de smartphones e dispositivos móveis. O objetivo é integrar outros comunicadores e pessoas da comunidade, proporcionando a possibilidade de que qualquer pessoa possa colaborar com a atualização do aplicativo, enviando vídeos. Após avaliação e edição os vídeos enviados serão publicados no app, com os devidos créditos.

O app Giro TV não possui nenhum fim lucrativo, é um objeto de estudo que vem a enriquecer a comunicação regional. Inicialmente será disponibilizado de forma gratuita na Play Store, para smartphones com sistema operacional Android. O lançamento será realizado no dia 5 de dezembro, quarta-feira, às 18h30 no hall do prédio da biblioteca da UNIJUÍ.