COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Giro TV: aplicativo de notícias em vídeo é lançado na Unijuí

                     

Desenvolvido com o objetivo de enriquecer e contribuir com a comunicação regional, o aplicativo Giro TV, fruto de projeto acadêmico de mestrado, foi lançado nesta quarta-feira em evento na Unijuí.

O aplicativo é produto de projeto acadêmico da jornalista Lahis Welter, mestranda em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa, egressa do curso de Jornalismo e da Especialização em Marketing e Comunicação Digital da Unijuí. Ele foi desenvolvido pelo estudante do curso de Ciência da Computação da Unijuí, Edinaldo Gaspar, por meio de uma parceria com o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).

Participaram do lançamento a idealizadora da ideia, Lahis Welter, o desenvolvedor do produto, o estudante Edinaldo Gaspar, o professor Edson Padoin, coordenador do curso de Ciência da Computação e o professor Maurício Campos, chefe do DCEEng, além de convidados e familiares.

As notícias publicadas serão divididas, inicialmente, em três categorias: “Na estrada”, que abordará assuntos de trânsito, reformas em rodovias, acidentes e bloqueios nas estradas, “De olho no tempo”, que trará atualizações sobre a previsão do tempo e a categoria “Mais informado”, para esclarecer informações sobre serviços à comunidade. As editorias foram definidas através de pesquisa realizada na região de Ijuí e Cruz Alta.

Todas as notícias serão em formato de vídeos curtos, de até 1 minuto e 30 segundos, produzidos por smartphones e dispositivos móveis. O objetivo é integrar outros comunicadores e pessoas da comunidade, proporcionando a possibilidade de que qualquer pessoa possa colaborar com a atualização do aplicativo, enviando vídeos. Após avaliação e edição os vídeos enviados serão publicados no app, com os devidos créditos.

O aplicativo Giro TV não possui nenhum fim lucrativo, é um objeto de estudo que vem a enriquecer a comunicação regional. Inicialmente será disponibilizado de forma gratuita na Play Store, para smartphones com sistema operacional Android.


Compartilhe!