Especial: os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Unijuí

Especial: os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Foto: Acervo ONU/Divulgação

Há 70 anos, no dia 10 de dezembro, era publicada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Três anos após o fim dos horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados-membros da Organização das Nações Unidas, entre eles o Brasil, aprovaram o documento. São 30 artigos que defendem os direitos essenciais, como o direito à vida, à integridade física, à livre expressão e à associação, sem qualquer distinção de raça, cor, sexo, religião ou visão política.

Para marcar a data, professores e estudantes do curso de Direito da Unijuí comentaram o tema no Programa Rizoma, da Unijuí FM. Confira a íntegra na live publicada no Facebook da emissora.

A Unijuí também possui o Mestrado em Direitos Humanos, que tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Recentemente a Universidade teve aprovado o Doutorado em Direito, que vai ampliar as pesquisas na área. Em breve será publicado, no Portal da Unijuí, um edital para o processo seletivo de ingresso ao curso.

Confira um vídeo da ONU sobre o tema

Confira a íntegra dos 30 artigos no site da ONU.