Unijuí é parceira da ONG Terra Verde na expedição Tape I Iandê - Unijuí

Unijuí é parceira da ONG Terra Verde na expedição Tape I Iandê

Foto Divulgação: ONG Terra Verde

A Pró-reitoria da Unijuí Campus Santa Rosa juntamente com a Coordenação do Curso de Educação Física e Pedagogia, estiveram reunidos na última segunda-feira (18), com integrantes da ONG Terra Verde. Durante o encontro foram discutidas ações de envolvimento da Universidade em projeto de educação ambiental da ONG Terra Verde, na expedição Tape I Iandê.

O projeto Tape I Iandê, que significa Caminho das Águas na língua Guarani, tem como meio de divulgação uma jangada movida a propulsão humana, através de pedais. É construída com materiais descartados da construção civil, madeira, isopor, barras metálicas, engrenagens de bicicleta e bancos de carros.

O principal objetivo do projeto é sensibilizar a população regional sobre o tema “Qualidade da Água”, focando nas ações de saneamento básico, motivando as pessoas a organizarem-se para a realização de ações comunitárias em prol da melhoria da qualidade de vida de todos. Assim como, consolidar marcas institucionais colaboradoras como de entidades e empresas preocupadas com a preservação do meio ambiente e que atuam com responsabilidade social.

Dessa forma a Unijuí se insere no projeto e firma parceria com diferentes ações envolvendo os cursos de Educação Física e Pedagogia. A primeira acontecerá no dia 10 de março, no interior de Alecrim, em Porto Biguá. O curso de Educação Física realizará atividades esportivas, por meio de um torneio de futebol envolvendo a Universidade, a ONG Terra Verde e a comunidade local. Já a segunda ação será realizada no dia 11 de março, em Porto Vera Cruz, com o curso de Pedagogia. Atividades lúdicas e integrativas serão realizadas com crianças do Ensino Fundamental.

De acordo com os organizadores do projeto, nesse ano não haverá a expedição por água, devido a necessidade de realizar reparos e manutenção na jangada, com isso não foi possível realizar a tempo as atividades programadas com as comunidades.

Confira um vídeo publicado na Fanpage da ONG Terra Verde explicando o projeto Tape I Iandê: