Viver Empreendedor incentiva estudantes e egressos a abrirem seu próprio negócio - Unijuí

Ser dono do próprio negócio é um dos principais sonhos dos brasileiros, de acordo com os dados da pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2016, em parceria com o Sebrae. Fomentar esse sonho significa desenvolver o mercado de trabalho, movimentar a economia e, em consequência disso, desenvolver a região.

Na Universidade, o Programa Viver Empreendedor tem tudo a ver com isso. Ele foi lançado nesta terça-feira, 12, pelo professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Maiquel Silva Kelm, Gerente da Agência de Inovação e Tecnologia – AGIT – e Maria Odete Palharini, Chefe do Núcleo de Empreendedorismo da AGIT, em entrevista ao Programa Rizoma, da Unijuí FM.

O Programa possibilita que estudantes e egressos, de até três anos, com projetos e interesses em abrir seu próprio negócio, tenham a sua disposição 10 horas de consultoria gratuita. O futuro empreendedor irá encontrar consultoria na área da gestão, na área de comunicação e marketing e na área de contabilidade.

De acordo com Maiquel, essas horas possibilitarão que os primeiros passos possam ser dados com clareza para enfrentar os desafios do mundo empreendedor. “Não é tão simples ser um empreendedor, mas nós somos incentivadores do empreendedorismo. Acreditamos que o empreendedorismo é uma mola propulsora para o crescimento da economia”, comenta Maiquel.

O Programa conta com a parceria da Criatec, que irá compartilhar de sua estrutura física e tecnológica com os novos empreendedores. Maria Odete Palharini conta que serão realizadas diversas atividades como, por exemplo, palestras e capacitações. “Com isso a gente pode trabalhar melhor, de uma forma mais intensa, a cultura empreendedora”.

Para participar, estudantes e egressos podem acessar o site da Criatec e responder algumas questões para poder inscrever-se. As respostas servirão como base para entender quais as necessidades do negócio e como as consultorias deverão ser feitas para melhor atender o empreendedor.

Todo estudante pode participar, independentemente do tempo de curso. Conforme o professor Fernando, a Universidade tem, por natureza, um conjunto de atividades e ações que fazem com que o empreendedorismo e a inovação sejam elementos fundamentais. “Trabalhamos para colocar o empreendedorismo como uma marca dos profissionais dessa casa”, salienta.