Palestra “O Desafio da mudança” marcou o Pré-Congresso Internacional de Saúde em Três Passos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Palestra “O Desafio da mudança” marcou o Pré-Congresso Internacional de Saúde em Três Passos

                 
 

O campus Três Passos sediou, na tarde desta segunda-feira, 18, o Pré-Congresso Internacional em Saúde. Na programação foi desenvolvida a palestra “O Desafio da mudança”, realizada pelo médico Fábio Franke (HCI).

Com a presença de cerca de 500 pessoas, entre profissionais da área da saúde e comunidade em geral, o auditório do Campus esteve lotado. Na abertura, a APAE de Três Passos brindou os participantes com duas apresentações artísticas. Nos pronunciamentos que antecederam a palestra, a Pró-Reitora do Campus Três Passos, professora Fátima Marlise Marroni Rosa Lopes, agradeceu a presença do público e desejou um bom evento aos participantes. Na sequência, a coordenadora do Congresso e uma das organizadoras do evento, professora Eliane Winkelman, realizou sua fala. “É um momento importante para atualização e compartilhamento de conhecimentos que antecedem a discussão temática do Congresso Internacional”, frisou. Para encerrar os trabalhos de abertura, o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, observou a importância de a cidade sediar o evento.

Fábio Franke, o palestrante da tarde, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Residência Médica em Oncologia Clínica (1999) pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, Título de Especialista em Oncologia Clínica (2001) pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Atualmente é médico e coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí, Investigador Principal do Centro de Pesquisa Clínica do CACON.

Na palestra, o médico discorreu sobre o “mundo líquido”, a partir dos conceitos de Zygmunt Bauman, abordando mudanças no mundo e a repercussão sobre a saúde humana. “Como estamos situados no mundo de hoje? De que maneira podemos prover nossa saúde, evolução e desenvolvimento?”, foram algumas das provocações da palestra. Dentre as mudanças, Fabio Franke citou as transformações tecnológicas e seus impactos. “Até um tempo atrás, na época dos nossos avós, tínhamos certezas absolutas, o mundo mudava mais lentamente. Hoje as mudanças são muito constantes, isso inclui nossos relacionamentos, nossos hábitos de vida. Percebo que as pessoas têm dificuldade em se adaptar a essas mudanças”, complementou.

O Pré-Congresso foi promovido pela Unijuí, em parceria com a Prefeitura de Três Passos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre o Congresso

O público pôde prestigiar o evento, que serviu como preparação ao Congresso Internacional em Saúde, de forma gratuita. Já o 6º Congresso Internacional em Saúde é um evento promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ, com o apoio dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Atenção Integral à Saúde (UNICRUZ/ UNIJUI), Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUI) e Mestrado em Direito (UNIJUI). O evento ocorrerá de 14 a 17 de maio de 2019, no Campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), em Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.  Este evento é de fluxo contínuo, sendo que sua primeira edição ocorreu em 2011. Desde então o evento passou a acontecer a cada dois anos, sendo sua segunda, terceira e quarta edição respectivamente nos anos de 2013, 2015 e 2017. Em julho de 2018 ocorreu a 5º Edição do Evento na Universidade do Minho, em Portugal. Em 2019, o evento volta a ser realizado no Brasil e terá como tema: Vigilância em Saúde: Ações de Promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.  

Mais detalhes e inscrições no site do evento, no Portal da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.