Unijuí participa de missão da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - Unijuí

Desde segunda-feira, dia 18, o grupo da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotech percorreu o Rio Grande do Sul conhecendo alguns dos polos de inovação do estado. O roteiro incluiu visita a parques científicos e tecnológicos, centros de inovação e negócios, aceleradoras e incubadoras, como o Tecnopuc, a Fábrica do Futuro, o Pelotas Parque Tecnológico, a Lifemed, o TecnoUnisc, o Tecnovates, o UPFParque, TecnoUCS, o Feevale Techpark e o Tecnosinos. A missão foi composta por gestores, coordenadores e diretores de órgãos governamentais e de instituições de ensino superior e parques tecnológicos de todo o Brasil.

Pela Unijuí as atividades foram acompanhadas pelo gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT), Maiquel Kelm e pela responsável da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (CRIATEC), Maria Odete Palharini. Os representantes da Universidade apresentaram o trabalho de fomento a inovação na região de atuação da Unijuí, além de apresentarem o funcionamento dos polos, da Agência de Inovação e Tecnologia, das Incubadoras de base tecnológica e economia social, bem como do relacionamento na área de P&D com as empresas da região. A participação da Unijuí ocorreu na tarde desta quinta-feira, 21, na Universidade de Passo Fundo.

Inovação no Estado

O Rio Grande do Sul figura entre os principais ecossistemas de inovação do Brasil. No mercado gaúcho, essa movimentação vem gerando novos negócios e soluções em áreas essencialmente tecnológicas, e promete apontar rumos para setores como saúde, ambiente, educação, mobilidade e varejo. Um fator decisivo para esse contexto são os 14 parques tecnológicos que integram empreendimentos de diferentes portes e instituições de ensino e pesquisa.

A Anprotec reúne cerca de 370 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. A Missão Nacional Anprotec tem o objetivo de promover o contato direto de delegações – formadas por profissionais que atuam com empreendedorismo inovador – com os principais ecossistemas de inovação e empreendedorismo do país e do mundo, de forma a intensificar a troca de experiência e conhecimento e a interação entre os ambientes de inovação do Brasil.

Com informações da UPF e Univates.