Medidas para ampliar a segurança: Unijuí se reúne com o poder público para realizar ações preventivas - Unijuí

Com o objetivo de planejar ações integradas e preventivas de segurança, a Unijuí esteve reunida, na tarde desta sexta-feira, dia 12, com representantes da Brigada Militar de Ijuí e da Secretaria de Obras do município. No encontro foram debatidas e projetadas ações entre as três instituições para qualificar a segurança nos espaços da Universidade, entorno e proximidades.

A Universidade está constantemente preocupada com o bem-estar dos estudantes, professores e técnicos-administrativos, investindo em melhorias na infraestrutura e treinamentos. “Fizemos um chamamento para discutirmos ações futuras para a proteção dos estudantes e cidadãos que utilizam os espaços do Campus e Sede Acadêmica. Entendemos que a informação e a comunicação são fatores fundamentais de prevenção”, avalia a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon.

Segundo ela, a partir deste encontro já ficaram estabelecidos alguns compromissos como "promover campanhas de conscientização de que, para além das instituições e órgãos de segurança pública, o cidadão também precisa tomar medidas de proteção pessoal e para com outras pessoas, auxiliando as próprias instituições nesta tarefa. Entendemos, enquanto Universidade, que a educação de uma forma completa nos faz avançar neste tema”, complementa.

Para além disso, de acordo com a Vice-Reitora, foram debatidas outras ações, como a contínua qualificação da infraestrutura da Universidade, rondas ostensivas mais constantes e a conservação dos entornos, pela manutenção da iluminação e realização de podas. “Acreditamos no trabalho conjunto para que possamos fazer efetivar as ações". Nós também vamos agir de imediato para aumentar a segurança da comunidade”, relatou o Major da Brigada Militar, Edilson Góes.

Jair da Rosa, secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), que esteve representando a Prefeitura no encontro, salientou que a Coordenadoria de Trânsito já está intensificando a fiscalização de veículos no município, além de atuar na educação de trânsito por meio do setor de Pedagogia. “Precisamos trabalhar e não medir esforços para melhorar a questão da segurança, por isso é muito importante somar estes esforços”, observou.