PDI: Seminário discutiu a conjuntura da educação superior comunitária - Unijuí

PDI: Seminário discutiu a conjuntura da educação superior comunitária

Dando sequência nas discussões para a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024), a Unijuí realizou, na tarde desta quarta-feira, 17, Seminário para discutir a conjuntura da educação superior comunitária. Neste evento, debateram o tema o professor Evaldo Kuiava, Reitor da UCS, de Caxias do Sul e o professor Walter Frantz, da Unijuí, com a mediação da Reitora, professora Cátia Maria Nehring. O evento foi realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum com a participação de gestores, professores, estudantes e técnicos-administrativos das Instituição.

A Reitora abriu o evento observando sobre os aspectos que permeiam as discussões do PDI. “Precisamos compreender a nossa história, nossa caminhada. Mas, também precisamos ter a autonomia de projetar o nosso futuro, tendo em vista as perspectivas do ensino, pesquisa, extensão, cultura, internacionalização e inovação”, salientou.

Na sequência o professor Evaldo Kuiava projetou cenários para a educação superior. Segundo ele, um dos grandes desafios é manter as estruturas das Universidades Comunitárias, de professores, pesquisas, laboratórios, sem depender apenas das mensalidades geradas no ensino. “Precisamos buscar diferenciais, encontrar caminhos. Considero importante desenvolver Parques de Ciência e Tecnologia e fazer com que as comunidades nos valorizem por isto. Com a inovação e a transferência de tecnologia, outras instituições não conseguem competir conosco, este é um diferencial das Universidades”, observou. O palestrante também falou sobre a gestão das IES Comunitárias e como este aspecto precisa ser melhorado, além de mostrar algumas iniciativas da UCS nos últimos anos.

O professor Walter Frantz fez uma reflexão sobre o papel da Universidade e, dentro desta perspectiva, apontou e conceituou o fazer de uma universidade comunitária e sua importância para o contexto em que se insere. “Como sustentar uma universidade sem deixar de ser uma universidade? Este é um grande desafio. Não somos estado, não somos empresa, somos comunidade, o projeto de um coletivo”, salientou. “Universidades comunitárias, tendo seu foco no público, com muito esforço geraram grandes investimentos em infraestrutura e qualificação de profissionais ao longo de décadas, construindo-se e se afirmando a serviço da educação em favor de suas comunidades e regiões”, complementou.

Após as duas exposições, o público debateu com os professores sobre os temas tratados no Seminário.

Sobre o PDI

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, o plano desencadeia um processo de planejamento e revisão dos processos institucionais. “Precisamos dizer publicamente o entendimento que temos de nossa instituição e projeta-la para os próximos cinco anos. Este PDI, precisa ser discutido com todos os sujeitos que constituem a Universidade”, disse. E complementou: “por isso entender a conjuntura econômica e os cenários da educação superior nos próximos anos é importante, pois eles têm impactos e reflexos nos movimentos necessários do fazer da nossa Instituição”, analisa.

As discussões iniciaram no dia 06 de abril, também em evento realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no “1º Seminário PDI Conjuntura Econômica e cenário para os próximos cinco anos”. Novos eventos e discussões serão realizadas ao longo de 2019 para a elaboração do PDI.