Debate sobre resiliência no SUS norteou o Pré-Congresso Internacional em Saúde de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Debate sobre resiliência no SUS norteou o Pré-Congresso Internacional em Saúde de Santa Rosa

O 6º Congresso Internacional em Saúde será realizado no período de 14 a 17 de maio, na Unijuí, Campus Ijuí, e terá como principal debate a Vigilância em Saúde e aspectos relacionados à promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento, com vistas à ações que resultem em melhorias na assistência à saúde da população em nível mundial.

Dessa forma, a organização do evento realizou pré-congressos para estimular e intensificar esse debate. Na tarde de ontem (23), a Unijuí Santa Rosa foi palco para essa discussão. Na oportunidade, a professora Liane Beatriz Righi trouxe como temática a resiliência do SUS, destacando questões relacionadas à saúde e democracia.

Durante sua fala, Liane afirmou que saúde é direito, é democracia, precisa ser financiada, e que nesse momento estamos com investimentos em saúde congelados por 20 anos, por meio de uma emenda constitucional.

“Esse congelamento é perverso por dois motivos: a inflação na área da saúde é maior do que de outros setores e porque estamos no auge de uma virada demográfica epidemiológica, ou seja, nós estamos vivendo mais e, portanto, teremos mais problemas com situações crônicas. Com isso, o SUS está migrando para um sistema mais caro, porque demandamos procedimentos e trabalho em equipe que são de alto custo”, frisou a palestrante.  

Na oportunidade, a professora afirmou que o SUS é uma política que deu certo, que tem problemas, mas que a atual saída é apoiar o sistema. “Nós queremos retomar o processo de reforma sanitária, garantir a constituição e o desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde Brasileiro, que tem como o tripé a descentralização, a integralidade e a participação da comunidade”, ressalta Liane.

O Pré-Congresso contou com o apoio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) e dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade.

Interessados em participar do 6º Congresso Internacional em Saúde poderão realizar sua inscrição no site do evento. A programação e demais informações também estão disponíveis no Portal.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.