Semana Acadêmica fomenta a criatividade - Unijuí

Semana Acadêmica fomenta a criatividade

Com a rápida mudança das necessidades dos consumidores, alguns negócios tradicionais vão sendo deixados de lado. Ser criativo e inovador pode ser a chave para o sucesso no mundo dos negócios. Com o objetivo de fomentar a prospecção de novos negócios, será realizada de 6 a 10 de maio a primeira Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação.

“A semana acadêmica é um momento de aprendizado, no qual contamos com pessoas especializadas nas diferentes áreas de atuação, que estão no mercado de trabalho e vem trazer suas vivências profissionais aos estudantes, casando a fundamentação teórica das diferentes disciplinas com a realidade do mercado profissional. Esse momento é muito especial aos acadêmicos, é uma oportunidade de leitura do que o mercado espera do profissional formado em uma universidade”, comenta a Chefe do Dacec, Eusélia Paveglio Vieira.

Para marcar a abertura das atividades, no dia 6 de maio, no Salão de Atos da Unijuí, será realizada a palestra “Desafios do mundo do trabalho: expectativas e necessidades das organizações”, ministrada pelo Gerente Sênior de Desenvolvimento Humano e Organizacional na empresa Bruning Tecnometal e Professor Mestre no DACEC - Unijuí, Daniel Pöttker. Na segunda noite, 7 de maio, acontece a palestra “Uma empresa, quatro gerações. E agora? ”, com o Professor Doutor no Instituto Federal Catarinense, Escritor e Palestrante, Alexandre Carvalho Acosta. Na quarta-feira, 8 de maio, o evento fica a cargo da Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa – Unipampa, Marcela Guimarães e Silva. O tema da noite é “Ambientes de Inovação na Indústria Criativa”.

Na quinta-feira, 9 de maio, tem programação especial para cada curso do departamento. No Auditório do DCEEng, os cursos de Administração e Ciências Econômicas participam do painel “Mercado de capitais, perspectivas globais e posicionamento estratégico nos mercados”. A palestra será ministrada pelo economista, professor de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (FEAC/UPF), Tiago Dalla Corte, e pelo Professor Doutor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Daniel Knebel Baggio. Já no centro de eventos da Unijuí ocorre o painel “Contabilidade, mais que profissão, uma missão”. Focado para alunos e profissionais da área contábil, o painel será ministrado pelo Contador, Vice-Presidente de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Paulo Gilberto Comazzetto, e pelo contador, Vice-Presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Celso Luft.

Para os acadêmicos de jornalismo, o evento ocorre no Centro de Eventos da Unijuí, no térreo, com as palestras “A Redação Integrada de ZH, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha e GaúchaZH”, ministrada pelo editor da plataforma digital GaúchaZH, Pedro Moreira, e "Jornalismo: método, processos e o valor para a sociedade", realizada pelo diretor de jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas. Focada aos publicitários, a palestra “Cultura Maker: novas possibilidades para a Publicidade” será orientada pelo publicitário e desenvolvedor web, Fernando Acosta Fresinghelli e acontecerá no auditório da Fidene.

Na última noite de Semana acadêmica, 10 de maio, haverá o Jantar das Massas, na AFFI. A programação conta com o show da banda The Persons. No cardápio teremos diferentes tipos de massas e buffet de molhos. Aos alunos interessados em participar, haverá transporte disponível para ir até a AFFI, que sairá pontualmente às 19h30 do campus e retornará até as 22h. O custo do cartão para a janta é de R$20. Pontos de venda: Dacec, Usina de Ideias (prédio da Comunicação) e Laboratório de Gestão e Negócios (J5).

A Semana Acadêmica é destinada aos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e profissionais. As atividades realizadas têm início as 19h30. Para efetuar a inscrição basta acessar o Portal da Unijuí, na aba eventos.

Por Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.