Unijuí interage com a comunidade durante a Fenii - Unijuí

Unijuí interage com a comunidade durante a Fenii

Durante cinco dias a Unijuí esteve presente na Feira de Negócios da Indústria de Ijuí – 11ª Fenii, com diversas atividades de interação e de divulgação. A Feira aconteceu no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

No estande Institucional da Unijuí, os visitantes tiveram contato com diversos projetos desenvolvidos pela Universidade. A Cia Cadagy e o Coral Unijuí, por exemplo, grupos que realizam atividades artísticas, participaram da Feira e interagiram com o público.

Outros projetos também foram apresentados na Feira. O projeto de extensão Rompendo Barreiras, que tem o objetivo de buscar a inclusão de pessoas com deficiência ou que estejam em reabilitação física, expôs os protótipos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas do Projeto. Esses protótipos são utilizados para auxiliar no desenvolvimento desses pacientes.

Ações de tecnologia também fizeram parte da Feira. O Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí – GAIC levou para o público os robôs produzidos por estudantes e que são controlados por um aplicativo no telefone.

Ao lado do estande Institucional estava a Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade (AGIT) e as empresas incubadas na Criatec, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí. As empresas apresentaram os seus produtos e serviços. De acordo com o gerente da AGIT, Maiquel Kelm, foi uma ótima Fenii, levando à comunidade e ao meio empresarial o que a Unijuí vem realizando no que tange à pesquisa, inovação e tecnologia, aliado a uma participação qualificada das empresas incubadas.

Nos dias de feira foram apresentadas as soluções das seguintes empresas:

Agex Tec – desenvolvimento de aplicativos para gestão e monitoramento de lavouras, especializada em modelagem agrícola, que permite fazer simulações durante o planejamento de uma atividade agrícola;

Doled – soluções em iluminação LED, e hortas hidropônicas que permitem a produção de hortaliças orgânica utilizando internet das coisas em um sistema inteligente que permite monitorar tudo pelo celular ou smartphone;

Infinitum Tecnologia e Inovação - soluções em logística, que permitem integrar sistemas para uma oferta completa para transportadoras e frotas;

Lavoro Design - apresenta soluções e consultorias de design gráfico e produto nas áreas de branding de marca, materiais impressos, rótulos e embalagens, projetos de móveis e ambientes (planta baixa e 3D), passeios virtuais de ambientes 3D, e layout de fachada;

Planejar - soluções em marketing digital para aumentar as vendas e fidelizar clientes;

Optimize - solução para automatizar o processo de cobrança utilizando princípios de robótica, com apresentação do Robô de Cobrança.

A Unijuí também teve espaço na Feimoveis, com os cursos de Arquitetura, Engenharia e Design.

Ainda na área da tecnologia e da inovação, a Unijuí marcou presença no Café Tecnológico da Fenii. O professor Maurício de Campos, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí, palestrou no evento abordando o tema “Iniciação e tecnologia: onde estamos? Para aonde vamos?”. O Café ainda contou com a presença da Vice-Reitora de Graduação, Cristina Pozzobon.