Ouvidoria da Fidene/Unijuí esteve representada no VII Encontro de Ouvidores Gaúchos - Unijuí

No dia 9 de maio, quinta-feira, aconteceu o VII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos, sediado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado/RS. O evento promoveu a troca de experiências, atividades e discussões para melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e demais cidadãos. As questões abordadas durante o dia serão objeto de debate no Encontro Nacional dos Ouvidores Universitários, que acontecerá no mês de setembro em Curitiba/PR.

A programação do evento contou com as seguintes palestras:

• “A defesa dos direitos humanos e o respeito às individualidades no ambiente universitário”, proferida pela Profa Fernanda S. Pinheiro, docente da área do Direito e Pró-Reitora de Ensino e Extensão da UNIVATES;

• “Defesa do usuário e simplificação no âmbito da CGU/OGU”, ministrada por Dávison W. de Souza, coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção junto à Controladoria Regional da União no RS;

• “Como ouvir na ouvidoria? a arte de escutar”, proferida pela Profa Suzana F. Schwertner, docente do Curso de Psicologia da UNIVATES.

Durante o encontro, também foram apresentados alguns cases das instituições presentes, dentre eles um da Fidene/Unijuí, apresentado pela Ouvidora Laura Scheren Dalpiaz, que atua desde 2007 nessa função, e que representou a Instituição no referido encontro.

“Esses momentos de encontro de pares, que muitas vezes trabalham sozinhos em suas instituições, são ricos para a troca de experiências e visam aprimorar a função que, cada vez mais, tem sido demandada pela comunidade acadêmica e externa nas mais diversas situações. O foco é sempre encaminhar e mediar, garantindo o compromisso com a legalidade, o respeito aos direitos e a ética, bem como auxiliando nos processos de avaliação e de gestão da Instituição”, afirma Laura.

A Ouvidoria da Fidene/Unijuí possui o acesso público via site da Universidade  (www.unijui.edu.br/institucional/ouvidoria), e mantém integração direta com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIJUÍ.