“Saúde Planetária: Promoção e Desenvolvimento Sustentável” foi o tema de abertura do 6º Congresso Internacional em Saúde - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Saúde Planetária: Promoção e Desenvolvimento Sustentável” foi o tema de abertura do 6º Congresso Internacional em Saúde

                   

A vigilância em Saúde é um tema atual, que possui como principal característica agregar profissionais da área na busca da qualificação e discussão desta temática direcionada à realidade nacional e internacional. Com esta perspectiva, teve início oficialmente, na noite desta terça-feira, o 6º Congresso Internacional em Saúde, em evento no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. 

Com o objetivo de qualificar estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde, a programação proporcionará, até a manhã de sexta-feira, dia 17, ambientes de discussão sobre a temática, prevendo a aproximação entre estudantes, pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais, fomentando o conhecimento científico e instigando o desenvolvimento de novas pesquisas, ações educacionais e intervenções de prática profissional. 

Este evento é direcionado aos profissionais, docentes, discentes e gestores de instituições públicas e privadas da área da Saúde, Ciências Ambientais, Biológicas e relacionadas. O 6º Congresso Internacional de Saúde busca proporcionar espaços de discussão interdisciplinar e multidisciplinar sobre Vigilância em Saúde e, mais especificamente, sobre aspectos relacionados à Promoção, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, com vistas a ações que resultem em melhorias na assistência à saúde da população mundial. 

Na cerimônia de abertura, participaram o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, o prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o chefe do Departamento das Ciências da Vida, professor Marcio Junior Strassburger, a coordenadora do 6º Congresso Internacional de Saúde, professora Eliane Roseli Winkelmann e a coordenadora do 7º Congresso Internacional de Saúde em Portugal, em 2020, professora Zélia Ferreira Caçador Anastácio. 

O evento também contou com apresentações culturais do Coral Unijuí e do Conjunto Instrumental do CEAP, que brindaram o público com canções antes da cerimônia de abertura. 

Conferência de Abertura 

 

Para a atividade de início do Congresso, o público presente assistiu a uma exposição do tema “Saúde Planetária: Promoção e Desenvolvimento Sustentável”, com o Dr. Marco Akerman, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP (São Paulo/SP). 

Marcos é professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, desde 2014. Médico e Especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas; Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública, pela Universidade de Londres; Especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ; Livre-Docente pela Faculdade de Saúde Pública da USP; Presidente do CEPEDOC Cidades Saudáveis. 

Dentro da temática, o palestrante abordou sobre as marcas que a civilização humana está deixando na terra, sobre a crescente enfermidade do planeta e os efeitos sobre a saúde das populações, além do que é preciso fazer para reverter estas questões, bem como abordou quais as esperanças para o planeta. “É preciso falar de futuro, mas conectados com o presente. É uma demanda muito importante: que futuro estamos construindo? Que projeto de sociedade, de mundo e de Brasil temos? Trazer este debate da Saúde do Planeta Terra nos remete ao futuro”, projetou. 

Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos 

Ainda no primeiro dia de atividades, nos turnos da manhã e tarde, também no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, foi realizado o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Grupo de Trabalho Macrorregional sobre Agrotóxicos, com duas Mesas Redondas: 

-  “A Questão Epidemiológica dos Agrotóxicos”, que teve a participação da Msc. Vanda Garibotti - Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Porto Alegre/RS), Dra. Iara Denise Edruweit Battisti - Universidade Federal da Fronteira Sul (Cerro Largo/RS) e a coordenação da Dra. Francesca Werner Ferreira – Unijuí (Ijuí/RS). 

- “Mesa Redonda: Exposição a Agrotóxicos e Agravos a Saúde Humana”, com o Dr. Medardo Avila Vazquez - Universidad Nacional de Córdoba – Argentina, Dr. Nicolas Loyacono - Universidad de Buenos Aires – Argentina, Dra. Virginia Dapper - Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Porto Alegre/RS) e coordenação do médico de família e comunidade Alexsander Kucharski (GT Agrotóxicos - 14º CRS-Santa Rosa/RS). 

Mais sobre o evento 

O 6º Congresso Internacional de Saúde conta com o apoio do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Mestrado em Atenção Integral à Saúde, fruto de parceria entre Unijuí e Unicruz; do Hospital Bom Pastor, Unimed, Hospital de Caridade de Ijuí, 14ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Saúde, prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos; Universidade Federal Fronteira Sul e Universidade do Minho, de Portugal, onde acontecerá o 7º Congresso Internacional de Saúde no próximo ano. Conta também com o patrocínio das seguintes entidades: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, Farmácias São Lucas, Odonto Ijuí, Imunijuí – clínica de vacinas, Erva-mate Tomelero, Radiolar, Shopping das Plantas e Hemovita Análises Clínicas. 

Confira a programação completa no site do evento.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.