Congresso Internacional em Saúde reúne 700 participantes de quatro continentes na Unijuí - Unijuí

O 6º Congresso Internacional em Saúde recebeu palestrantes de diversos países

Foram quatro dias de troca de experiências e de debates sobre a área da saúde. A Unijuí, por meio do Departamento de Ciências da Vida, promoveu nesta semana a 6º edição do Congresso Internacional em Saúde, com o tema ‘Vigilância em Saúde: ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento’.

Com o objetivo de qualificar estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde, a programação proporcionou ambientes de discussão sobre a temática, prevendo a aproximação entre estudantes, pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais, fomentando o conhecimento científico e instigando o desenvolvimento de novas pesquisas, ações educacionais e intervenções de prática profissional. Além das palestras, workshops e jornadas dos cursos da área da saúde, o evento contou ainda com diversas atrações culturais de grupos artísticos ijuienses.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Eliane Winkelmann, o Congresso Internacional em Saúde contou com 12 jornadas específicas dos cursos do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí, 73 palestrantes, nacionais e internacionais, com 60 coordenadores de palestras auxiliando a execução das atividades. Além disso, 600 trabalhos científicos de tema livre foram apresentados, na forma de comunicação breve e expandida. Essa, aliás, foi uma das novidades desta edição, já que nos últimos anos as apresentações eram feitas por meio de pôsteres. Segundo Eliane, poupar o meio ambiente da impressão desses materiais foi o objetivo dessa forma de apresentação.

A programação do evento contou, ainda, com 72 atividades científicas, entre elas, nove minicursos, sete mesas redondas, uma conferência, roda de conversas, jornadas e oficinas. Ao todo, foram mais de 700 participantes de quatro continentes: América, África, Europa e Oceania.

Do continente Africano, o angolano Custódio José Gaspar, estudante de cardiopneumologia na Universidade Metododista de Angola, veio ao Brasil participar do evento pela primeira vez. De acordo com ele, o desejo de participar do evento era grande.

“Hoje, parte do conhecimento que a gente recebe vem do Brasil. Então, o Brasil sempre foi o meu ponto de visão sobre pesquisa”, comentou. Para ele, a experiência foi muito boa. “As palestras foram muito boas, todos os trabalhos apresentados que assisti, também”.  Para finalizar, Custódio fez planos: “A ideia é vir fazer um Mestrado aqui na Unijuí, tudo porque o que eu previa, eu encontrei aqui”.

Pela primeira vez no Brasil, Custódio diz ter gostando tanto da experiência, que pretende voltar para fazer Mestrado na Unijuí

Trabalhos premiados

Dos mais de 600 trabalhos de tema livre apresentados durante o Congresso Internacional em Saúde, seis deles se destacaram e receberam certificado. O trabalho de avaliação contou com 67 professores que fazem parte da Comissão de Avaliação. Confira os trabalhos destaque:

Comunicação Expandida

Effect of ultravioleta b radiation onthe modulation of genes related to mitochondrial quality and mitophagy – dos autores Giuliam Kátia Strücker, Heloísa Schramm da Silva, Thaline de Quadros, Sofia Troppmair, Dib Ammar, Evelise Maria Nazari.

2º Atividade antibacteriana de dissulfiram frente à bactérias multirresistentes -  dos autores Sara de Lima Marion, Marissa Bolson Serafin, Augusto Dias da Mota, Amanda Mainardi, Laísa Nunes Franco, Rosmari Horner.

3º Sistemas matriciais de quitosana associados a conjugados peptídeo-lipossoma – dos autores Jordano Cichelero Facchini, Maria Ismenia Zulian Lionzo.

Comunicação Breve

1º Desenvolvimento e avaliação sensorial de snacks extrusados sem glúten – dos autores Joseana Severo, Andressa Maria Andriguetto, Raul Vicenzi, Maria Letícia de Almeida Kasctin dos Santos.

2º Caracterização parcial de frações obtidas de extratos das folhas de Acca sellowiana (O.Berg) Burret – dos autores Cindy Giacomelli Rigo, Mateus Zin, Elisabete Maria Zanin, Juliana Roman, Helissara Silveira Diefenthaeler, Silvane Souza Roman.

3º Avaliação da atividade antibacteriana in vitro de clonazepam frente a microrganismos multirresistentes e estudo do efeito sinérgico com colistina – dos autores Vitória Segabianazzi Foletto, Augusto Mota, Amanda Mainardi, Laísa Nunes Franco, Rosmari Hörner, Tacieli Fagundes da Rosa.

Confira mais imagens no álbum do Congresso no Facebook: