Centro de Eventos recebeu Assembleia do Corede Noroeste Colonial - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Centro de Eventos recebeu Assembleia do Corede Noroeste Colonial

                     

Com o objetivo de debater o desenvolvimento regional, foi realizada, na tarde desta quinta-feira, dia 30, Assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Noroeste Colonial, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Na programação, os participantes ouviram uma palestra do professor Sérgio Allebrandt.

Allebrandt observa que o objetivo da fala foi mostrar aspectos importantes no processo de planejamento regional. “É necessário que se olhe para os indicadores, que dão uma ideia do que está acontecendo na região em termos de PIB e principalmente na questão sociais, que tentam mensurar questões vinculadas com a pobreza, IDH e Idese, por exemplo. Temos municípios com indicadores representando baixo desenvolvimento e outros com indicadores elevados, considerando alto desenvolvimento. Precisamos, dessa forma, olhar para o desenvolvimento da região como um todo”, observa.

Segundo o professor, atualmente é fundamental se olhar para as questões de urbanização. “Existe uma discussão no mundo sobre a necessidade de se estabelecer política públicas para resolver problemas decorrentes da urbanização, já que a maioria da população nos próximos anos estará vivendo em cidades”, complementa.

O encontro, que foi conduzido pelo presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, que também atua como Pró-Reitor da Unijuí no Campus Panambi, contou com a participação de membros dos conselhos municipais de desenvolvimento, administrações municipais e entidades da região.

O Corede Noroeste Colonial promove espaços de deliberação entre organizações e sociedade civil para o enfrentamento das desigualdades regionais. Abrange os municípios de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Condor, Catuípe, Jóia, Panambi, Pejuçara e Nova Ramada.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.