Unijuí participa do Workshop Redação de Patentes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí participa do Workshop Redação de Patentes

Em uma iniciativa inédita, mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação estão apoiando a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país. No total são 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil, ao longo do ano. A Unijuí é uma das parceiras na realização do Workshop que está sendo sediado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa, nos dias de ontem e hoje.

De acordo com a coordenadora P&D&I da Agência de Inovação e Tecnologia, Fabiana Simon, o programa traz uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, passa pela revisão de guias e diretrizes e termina com atividades “mão na massa” envolvendo busca, interpretação e redação de patentes. Também são realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes.

O projeto está sendo coordenado por Henry Suzuki, inventor, empresário e especialista em patentes e ministrante do workshop. Segundo Henry, a ideia da realização das oficinas em escala nacional teve origem na constatação que, embora estejamos na era do conhecimento, ainda são poucos os brasileiros que sabem como proteger suas criações e como utilizar informações de patentes de terceiros.

A participação da Unijuí nas atividades está ocorrendo por meio da Coordenadora P&D&I da Agência de Inovação e Tecnologia, Fabiana e do Coordenador das Engenharias na Unijuí, Campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues Fonseca.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.