Estudo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre possibilidades de tratamento para a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde abre possibilidades de tratamento para a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído

O estudo publicado nesta semana na revista Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, de autoria de Marcos Soares, egresso do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e atual professor do Curso de Medicina da Unijuí, investigou os efeitos inflamatórios do ruído ambiental. No estudo, foram identificados marcadores de inflamação e de estresse celular no sangue, fato que nunca antes foi observado. Além disso, foi demonstrado efeito anti-inflamatório para a perda auditiva com o uso da substância alanilglutamina, que contém um dos principais aminoácidos do corpo.

Até hoje, não há tratamento para a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR). A prevenção, através do uso de equipamento de proteção auditiva, é uma das únicas opções para evitar este problema. Este estudo abre novas possibilidades para tratamentos medicamentosos para a PAIR. A continuidade deste estudo está em andamento no Grupo em Pesquisa em Fisiologia da Unijuí (www.gpef-unijui.com).

O estudo, orientado pelo professor Thiago Gomes Heck e Mirna Stela Ludwig, é parte das ações da linha de pesquisa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde “Processos químicos e biológicos em saúde” e contou com o apoio do pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor Paulo Ivo Homem de Bittencourt.

O estudo está disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1808869419300400


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.