COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Instruções Normativas sobre produção, coleta e armazenagem do leite cru foram debatidas na Unijuí

                   

A Unijuí recebeu, na tarde desta quarta-feira, 12, reunião para esclarecimentos sobre as Instruções Normativas (INs) 76 e 77, que entraram em vigor no dia 30 de maio, alterando a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru. O evento foi realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

A iniciativa teve o objetivo de esclarecer dúvidas de produtores, indústrias e de prefeituras do interior do Estado sobre a adequação às normas. De acordo com o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, essas mudanças buscam um ajuste ainda maior na qualidade do leite e favorece toda a cadeia produtiva, principalmente o consumidor. "As novas regras aumentam os controles e as responsabilidades do processo produtivo para a indústria. Mas, para que isso se concretize na propriedade rural, a mesma terá de ter uma boa infraestrutura. Também é necessária uma boa estrutura viária e acesso à energia elétrica, o que requer a participação das prefeituras e Governo do Estado", afirma.

A programação incluiu palestras sobre a Lei do Leite, aspectos de inspeção do leite que se modificam a partir das INs 76 e 77 e sobre o Plano de Qualificação de Fornecedores. O encontro contou, ainda, com depoimentos de produtores e da indústria sobre o Programa Mais Leite Saudável e com uma mesa redonda com especialistas da área. O evento teve transmissão simultânea por meio do Facebook do Sindilat. Confira na íntegra:

                         

Para o professor Osório Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg), é muito importante trazer estas discussões para o ambiente da Universidade, tendo em vista as atividades dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, ligados ao Departamento.

O encontro foi promovido pela Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Estado (Mapa/RS), Secretaria da Agricultura do Estado, Sindilat, Apil, Famurs, Sistema Farsul, Fetag, Sistema Ocergs, Emater, Embrapa, Conseleite, Gadolando, Associação dos Criadores de Jersey, Fecoagro, Simvet, CRMV/RS, Unijuí e Prefeitura Municipal de Ijuí.

 


Compartilhe!