IRDeR recebeu Dia de Campo da Batata-Doce e da Mandioca - Unijuí

IRDeR recebeu Dia de Campo da Batata-Doce e da Mandioca

Com o objetivo de mostrar tecnologias relacionadas ao cultivo da batata-doce e da mandioca, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) da Unijuí recebeu, nesta terça-feira, 18, Dia de Campo.  O encontro objetivou o estudo das hortaliças, abrangendo a produção de mudas, cultivo e aproveitamento na alimentação, sistemas de manejo, processamento e agroindustrialização. Participaram do evento produtores rurais, profissionais que atuam na área, estudantes de graduação e também o público em geral, totalizando cerca de 100 pessoas de diferentes municípios da região.

As estações de trabalho trataram dos seguintes temas: Viveiros de produção de mudas de batata-doce na região Noroeste do Rio Grande do Sul; Aproveitamento de batata-doce e da mandioca na alimentação; Sistemas de cultivo e manejo da batata-doce e da mandioca; e Pós-colheita, processamento e agroindustrialização da mandioca e da batata-doce.

Segundo o professor Osorio Lucchese, chefe do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg), é importante reforçar a importância dessas duas culturas dentro da região. “O Dia de Campo mostrou as potencialidades, desde a produção de mudas, passando pelas técnicas de cultivo, até a agregação de valor na alimentação, além do incremento na renda a partir de produtos industrializados”, observa.

A iniciativa foi realizada em conjunto pela Unijuí, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Augusto Pestana e Prefeitura de Ijuí.