Renomado arquiteto argentino participa de eventos da Universidade - Unijuí

Renomado arquiteto argentino participa de eventos da Universidade

Desde a quarta-feira, dia 19, o renomado arquiteto, designer e professor argentino Jonny Gallardo, da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), está na região participando de eventos organizados pela Unijuí.

Na noite de quarta-feira, os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design tiveram a oportunidade de conversar com o profissional sobre o Projeto “Tocomadera”, que é desenvolvido pela Universidade Nacional de Córdoba, do qual é coordenador. Trata-se de um projeto de intervenção urbana de sucesso na Argentina e que, neste ano, será editado em Ijuí, tendo como temática a imigração, em razão da ExpoIjuí/Fenadi. “Sempre nos relacionamos corporalmente com os objetos mobiliários. Portanto, é necessário pensar e projetar novas relações com os espaços e com estes mobiliários. Este é um dos objetivos do projeto”, disse na oportunidade.

Já na quinta-feira, 20, Gallardo realizou um workshop na Indumóveis 2019, em Santa Rosa, com o tema “Arquitetura e mobiliário, um sistema de relações". Na noite desta sexta-feira, o arquiteto e professor volta para a Feira com o workshop “Pesquisas projetais e paisagens radicais”. No sábado, encerrando as atividades na região, novamente na Indumóveis, Gallardo fará o workshop “Objeto futuríveis, futuros possíveis”. As programações foram destinadas para profissionais, estudantes e empresários do ramo de arquitetura e design da região.

Projeto de Intervenção Urbana em Ijuí

O Projeto de Intervenção Urbana, fruto de colaboração inédita no Estado entre a Unijuí, Universidade de Córdoba e Prefeitura Municipal de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, está sendo realizado ao longo deste ano, com diversas atividades, iniciadas neste primeiro semestre. Ele vai culminar com instalações no espaço urbano de Ijuí, que serão construídas no mês de setembro, antes da ExpoIjuí/Fenadi 2019.

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria  do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.