Atuação das universidades comunitárias é pauta de encontro entre Comung e Assembleia Legislativa - Unijuí

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou nesta quarta-feira, 10, um encontro na Assembleia Legislativa entre representantes das universidades comunitárias, legislativo e executivo do estado. O encontro teve o objetivo de apresentar, oficialmente, as universidades comunitárias e a atuação de cada uma nas suas respectivas regiões.

A tesoureira do Comung e Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, destacou a atuação da Unijuí no desenvolvimento regional e a necessidade de alternativas para o fomento da atuação da Universidade. “Explicitamos o impacto de nossa atuação durante mais de 63 anos de existência no noroeste gaúcho e a necessidade de buscar alternativas de financiamento estudantil. O café foi muito positivo também na perspectiva de revermos os deputados da região, Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, destacando nossa contribuição para o desenvolvimento econômico a partir do nosso fazer: ensino, extensão, pesquisa e inovação”, comenta a professora.

O café da manhã reuniu mais de 20 deputados estaduais, liderados pelo presidente, Luís Augusto Lara, e pelo representante do governo Leite, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb. Entre os presentes estavam os deputados estaduais da região noroeste, Gerson Burmann (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB) e Aloisio Classmann (PTB). O presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), destacou, na abertura do encontro, a necessidade de uma nova agenda para discutir a educação.

Na próxima segunda-feira, 15, o Deputado Gabriel Souza (MDB), presidente da Comissão da Educação, visitará Santa Rosa onde será recebido pelo Pró-Reitor do Campus da Unijuí no município, Marcos Paulo Scherer.