Mérito Fidene homenageou professores e técnicos-administrativos marcando os 50 anos de Fundação - Unijuí

Ao longo de toda a história de Ensino Superior na região Noroeste, desde a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, a FAFI, há mais de 60 anos, a Instituição valoriza o comprometimento dos seus professores e técnicos-administrativos. Em 2019 a Fidene - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul completa 50 anos e, para marcar a data, uma homenagem especial foi conferida aos professores e técnicos-administrativos das quatro mantidas: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Museu Antropológico Diretor Pestana, Rádio Educativa Unijuí FM e Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA.

O evento denominado “Mérito Fidene” realizado na tarde desta quinta-feira, 11, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, homenageou 218 pessoas que completam 15, 20 e 25 (ou mais) anos de casa neste ano. Na oportunidade foram homenageadas 21 pessoas na categoria Ródio, completando 15 anos, 22 pessoas na categoria Prata, que estão completando 20 anos e, por fim, 170 pessoas na categoria ouro, completando 25 anos ou mais de Fundação em 2019. Todos os homenageados receberam da professora Cátia Nehring, presidente da Fidene e reitora da Unijuí, um Pin comemorativo. Durante o evento também ocorreu a apresentação artística do professor e músico Oseias Machado e posteriormente foi servido um coquetel de confraternização.

Junto ao Pin comemorativo os homenageados receberam a seguinte mensagem:

“O Mérito Fidene simboliza o reconhecimento institucional pelo trabalho desempenhado durante esses anos com dedicação e comprometimento.

Destaca sua importância como pessoa que auxiliou na concretude do propósito da FIDENE de conseguir “a integração e o desenvolvimento regional pela educação”.

Parabéns pelo seu percurso profissional nesta Instituição!”

Nelite Monteiro, técnica-administrativa com mais tempo de casa, com 43 anos de atuação, fez um pronunciamento em nome da categoria. “Tive muitos desafios e aprendi com todos com quem convivi. Me sinto realizada e tenho muito orgulho e gratidão pela Fidene”. Em seguida a professora Eronita Silva Barcelos, docente com mais tempo de atuação, contando com 54 anos na Universidade, também realizou um pronunciamento. “O meu sentimento é de gratidão pela trajetória coletiva percorrida durante todos esses anos. Tenho orgulho de pertencer a essa comunidade institucional e satisfação de ter contribuído com essa caminhada. Todos aprendemos juntos e crescemos com muito esforço. Recebam a nossa história como herança”, complementou.

Para a Reitora da Unijuí e presidente da Fidene, Cátia Maria Nehring, que realizou o pronunciamento final, o Mérito Fidene é um momento de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido na Instituição. “Esse é um momento de muita emoção. Neste ato formalizamos esse desejo de reconhecer o empenho e a dedicação de nossos técnicos-administrativos e docentes, pessoas que nessas décadas construíram a sua história sendo protagonistas de muitas ações regionais. Uma grande instituição só se faz com grandes pessoas, que possuem um propósito em comum. Somente pela educação podemos fazer novas revoluções e transformações”, salientou.