Criatec conecta a região Noroeste ao mapa das startups gaúchas - Unijuí

Criatec conecta a região Noroeste ao mapa das startups gaúchas

O Rio Grande do Sul tem se tornado, ao longo dos últimos anos, um fértil terreno para o nascimento e crescimento de Startups. O estudo Gaúcho Tech Mining Report, noticiado por Zero Hora neste mês de julho, que mapeou 422 empresas deste tipo para montar um panorama do setor, mostra o potencial destes empreendimentos.

O maior número delas (mais de 56%) está na região metropolitana, em áreas como marketing, tecnologia da informação, saúde, sistema financeiro, varejo, indústria e agropecuária. A região Noroeste ainda está no início do florescimento de Startups, concentrando 1,5% delas, de acordo com o levantamento. Muitas destas empresas surgem a partir de incubadoras e polos tecnológicos desenvolvidos por Universidades gaúchas, entre elas a Unijuí, a partir da atuação da Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, fundada em 2007, que conecta a região Noroeste com os principais polos de inovação do Estado e promove qualificação aos empreendedores.

Uma das Startups incubadas na Criatec é a Infinutum Tecnologia e Inovação, que trabalha com solução para gestão de frota, acerto e jornada de trabalho. “A gente também trabalha com o desenvolvimento de sistemas web e aplicativos sob demanda”, observa Ana Prante, uma das sócias da empresa.

A empresa surgiu a partir da Olimpíada Empreendedora, desenvolvida pela Universidade no ano de 2015. O grupo foi vencedor desta competição proposta e conquistou uma vaga de Pré-Incubação. Na época, a ideia era desenvolver um aplicativo sobre os ônibus urbanos em Ijuí, uma solução em forma de aplicativo que monitorava o local e o tempo de demora em que a linha solicitada pelo usuário demoraria para chegar no local onde ele se encontrava. Depois de a equipe entrar na Criatec novas ideias foram surgindo e modelando o perfil da empresa.

Segundo Ana a Criatec tem auxiliado muito no desenvolvimento e amadurecimento da Infinitum: “em primeiro lugar com a estrutura necessária, nos proporcionando sala própria, equipamentos e na questão de qualificação, de networking. Aprendemos muito aqui, pois não tínhamos conhecimentos de gestão, de negócio, financeiro, comercial, etc, e na Incubadora somos capacitados em todas estas áreas”, complementa.

A Criatec

A Incubadora Criatec conta com uma infraestrutura física e tecnológica qualificada para atender as empresas incubadas, composta por 11 salas equipadas para uso individual das empresas, espaço de coworking e laboratório de soluções criativas, laboratório de prototipagem e testes sala de reuniões com videoconferência, sala de capacitação, e ainda a possibilidade de uso dos demais laboratórios da Universidade. Disponibiliza também um pacote de serviços de qualificação e consultorias de apoio aos empreendedores para desenvolver as empresas.

O que é uma Startup

Segundo a Associação Brasileira de Startups, dentre as principais características que diferenciam e definem uma startup, destacam-se:

Inovação: a startup apresenta um produto ou serviço novo – ou com aspectos novos em seu modelo de negócio – para o mercado a que se destina, como elementos de diferenciação.

Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder atingir rapidamente um grande número de usuários a custos relativamente baixos.

Repetibilidade: o modelo de negócios de uma startup deve ser repetível, ou seja, deve ser possível replicar ou reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de forma relativamente simples, sem exigir o crescimento na mesma proporção de recursos humanos ou financeiros.

Flexibilidade e rapidez: em função de sua característica inovadora, do ambiente incerto e altamente competitivo, a startup deve ser capaz de atender e se adaptar rapidamente demandas do mercado. Geralmente, tem estruturas enxutas, com equipes formadas por poucas pessoas, com flexibilidade e autonomia.