Cursos da área da saúde participam de simulação de acidente com múltiplas vítimas - Unijuí

A sirene toca e anuncia que uma grande catástrofe aconteceu e deixou várias vítimas além de caos no Palco das Etnias no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. O cenário é de destruição. Felizmente a cena não passou de uma simulação. Mais de 130 estudantes de cursos da área da saúde da Unijuí participaram, na manhã desta terça-feira, 27, do “Start com Múltiplas Vítimas”, atividade promovida pelo COMUPA (Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Secretaria Municipal de Saúde, como forma de preparação para as equipes de resgate que atuam na cidade.

A atividade de simulação para capacitação fez parte do 3º Encontro dos Samuseiros da Região. De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Marinez Pettenon, participaram estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética e Medicina. Os estudantes foram caracterizados com maquiagem, feita pelos estudantes do curso de Estética e Cosmética, para simular os ferimentos. A simulação dos resgates foi feita pelo Corpo de Bombeiros e Samu. “Este é um momento de capacitação onde eles estão fazendo o resgate das vítimas, representadas pelos estudantes, e classificação delas com cores a partir da gravidade dos seus ferimentos”, comentou a professora.